A SYNERGIA desenvolve, de forma contínua e sistemática, novas metodologias de abordagem socioambiental. Esse tipo de modelagem permite elaborar um conjunto de regras, normas e procedimentos de atuação de nossas equipes para prestar serviços alinhados com os objetivos e interesses do cliente e de grande aceitação junto das comunidades.

Análise Territorial Integrada

Pesquisas, geoprocessamento e bancos de dados inteligentes permitem obter uma visão integrada da realidade de um território e gerar soluções socioambientais estratégicas. Produzimos também laudos de avaliação de benfeitorias.

Educomunicação

Cursos e oficinas sobre a temática ambiental, que aliam a educação e a comunicação, são oferecidos para facilitar a mobilização social e seu protagonismo. As relações entre as partes se tornam mais transparentes e eficazes.

Sistemas Informatizados de Gestão de Programas

Painéis de controle dinâmicos e gráficos dos programas socioambientais permitem gerir, monitorar, mensurar e oferecer alertas críticos e avaliações online. Trabalhamos com bancos de dados inteligentes e o Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG).

Pesquisas

Levantamentos estruturados em fontes primárias e secundárias permite formar um banco de dados inteligente e produzir análises e estudos que retratam as realidades territoriais sociais, ambientais, culturais e urbanísticas. São pesquisas por observação, censitárias e cadastrais, qualitativas, sócio-organizativas, de percepção e em fontes secundárias.

Educação a Distância (EaD)

Com atividades presenciais ou à distância, são realizados programas de educação ambiental e de capacitação de mão-de-obra e de fornecedores locais. Projetos podem ganhar em tempo e eficiência. Usamos as mídias sociais, mas também ferramentas como videoaulas e telessalas e a unidade móvel para alcançar localidades mais remotas.

Metodologias Participativas

Desenvolver suas próprias potencialidades com respeito às necessidades do outro e com foco no bem coletivo, servindo de instrumento de conscientização dos indivíduos em busca da construção de cenários sociais sustentáveis. Para facilitar o processo de diálogo, adotamos as ferramentas de Comunicação Não Violenta (Comunicação Empática) e dos Círculos Restaurativos.

Ações Sociais

Criar mecanismos para ampliar a participação dos envolvidos nos processos de decisão, implementação e manutenção sustentável de projetos de Trabalho Técnico Social (TTS). Realizamos campanhas e oficinas (workshops) e criamos e gerenciamos centros de atendimento social.

Assistência Técnica Agropecuária

Construir, junto da comunidade rural, um plano de desenvolvimento agrícola ou reestruturação produtiva. A partir da compreensão das necessidades e potenciais das propriedades e das oportunidades territoriais, oferecemos orientações técnicas e soluções apropriadas.