SYNERGIA-DAEE
SYNERGIA-DAEE
‹‹ Voltar
1 de maio de 2019

Desafios da Reinserção Social

Parceria entre a Synergia e a TÜV Rheinland Brasil/DUCTOR contribuiu para a reinserção social para 600 famílias, que foram removidas das áreas afetadas por inundações ou reassentadas em função da construção do Parque Várzea do Tietê (PVT), sendo acolhidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Guarulhos.

Para fortalecer a adaptação destas famílias no Conjunto Habitacional Lavras, o Consórcio Synergia-TÜV conheceu a fundo a história de cada núcleo familiar através de diagnóstico socioeconômico. A partir dos resultados do diagnóstico, foram realizadas uma série de rodas e conversa, oficinas de empoderamento feminino, intensa atividade social atrelada a ações lúdicas de apropriação do local de moradia e entorno, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. Coube também à consultoria o monitoramento para assegurar o sucesso da integração no novo ambiente e acompanhar a evolução das condições de vida da população reassentada em relação à situação anterior de residência, atenta aos efeitos na renda familiar, no acesso a serviços, infraestrutura e lazer.

Entendemos que o grande desafio do reassentamento familiar, envolvendo pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, é a apropriação do lugar e a construção individual e coletiva de uma nova cultura de moradia. Por esta razão, o sucesso do reassentamento depende muito do quanto é possível monitorar as dificuldades frente às novas regras de convívio com o espaço e vizinhos.” (Maria Albuquerque, CEO da Synergia).

A transparência é fundamental em todos os níveis de execução do projeto, daí a realização de seminários técnicos (para compartilhamento dos dados coletados), com equipes que integram o monitoramento desenvolvido ao longo do projeto.

A Synergia acredita que, apesar dos impactos do reassentamento no cotidiano das famílias, é possível criar condições que favoreçam, além da melhoria na condição de moradia, a fixação destas famílias no novo endereço.

 

Foto: Synergia
Compartilhar
Enviar por e-mail
Imprimir