Scrum Socioambiental horizontal a
Scrum Socioambiental horizontal a
‹‹ Voltar
18 de abril de 2016

Entrega de valor ao cliente – O uso do Scrum no âmbito socioambiental

Em meados de 2015, a equipe da Diretoria de Conhecimento e Inovação da Synergia adotou de forma experimental o Scrum como metodologia para gestão e planejamento de seus projetos socioambientais.

O método Scrum é fortemente reconhecido no âmbito da tecnologia, por tratar-se de uma abordagem inicialmente desenvolvida para ser aplicada à gestão de projetos de software.

Segundo Vinícius Salsotto, um dos coordenadores da área e especialista em Tecnologia da Informação, a iniciativa de adoção do método Scrum, no contexto socioambiental, surgiu da experiência ao longo de dois anos de projetos realizados em parceria com a Caiena, uma empresa de tecnologia que estimula o desenvolvimento do país ao produzir soluções inovadoras para a gestão do conhecimento.

Dessa parceria, resultou o Sistema de Inteligência Socioambiental (SIS), um software para a coleta de dados primários em campo, por meio de um sistema informatizado, composto por tecnologias web e mobile, que monitora, mensura e permite a gestão das informações exclusivamente em ambiente digital, o que aumenta a fidelidade das informações, reduz inconsistências e torna as tomadas de decisões mais assertivas. Segundo Salsotto, “o SIS entrega resultados de alto impacto, por sua construção ser realizada de maneira iterativa e incremental, entregando valor com frequência e, assim, reduzindo os riscos do projeto. Essa abordagem tem sido aplicada no contexto socioambiental com resultados muito instigantes. ”

Hoje, quase um ano depois do início do experimento, a equipe disseminou o conhecimento do método Scrum para as outras áreas da Synergia, que reconhecem como benefícios da adoção do método: a transparência no progresso do projeto, a redução de riscos, a maior qualidade dos produtos e as entregas frequentes de valor ao cliente. Nesse contexto, Salsotto finaliza: “Sempre que um projeto estabelece o seu foco no essencial, caminhando de maneira incremental, com base em transparência, aprendizagem e qualidade contínua, todos os envolvidos ganham com o processo. ”

Compartilhar
Enviar por e-mail
Imprimir