Foto Destaque daee
Foto Destaque daee
‹‹ Voltar
20 de fevereiro de 2020

Synergia apoia edição do livro sobre o “Parque Várzeas do Tietê”

A Synergia apoiou a iniciativa do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, na edição do livro ¨Parque Várzeas do Tietê – O maior parque linear do mundo¨, escrito pela jornalista Andréa Mota e impresso pela BB Editora, e lançado em dezembro de 2019.

A obra descreve todas as etapas do programa, criado em 2011, que visa combater as enchentes na região metropolitana da Bacia do Alto Tietê, por meio do processo de recuperação das áreas de várzeas do rio, aliado ao combate à ocupação irregular de solo, implantação de áreas de lazer e intensa recuperação de áreas verdes. Quando estiver pronto, o parque linear terá 75 quilômetros de extensão e 107 quilômetros quadrados ao longo do rio.

Por meio de parceria firmada com a TÜV Rheinland Brasil/DUCTOR, a Synergia realizou a reinserção social de 600 famílias, que foram removidas das áreas afetadas por inundações e rem função da construção do Parque Várzea do Tietê (PVT), sendo acolhidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Guarulhos.

Durante a abertura da cerimônia de lançamento do livro, o Superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Júnior, abriu o evento falando sobre a importância do projeto para a história do Departamento. “O Várzeas do Tietê apresenta uma nova visão sobre a revitalização ambiental no Estado. Cada etapa foi uma grande vitória para os técnicos e para a população beneficiada”.

Na ocasião, também estiveram presentes autoridades convidadas; parceiros do Programa; o Diretor Regional da Sabesp, Ricardo Borsari; o deputado estadual, Edson Giriboni; o secretário executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro; a Diretora do Programa, Marta Maria Alcione Pereira e toda a equipe de engajamento técnico, social e ambiental UGP-Várzeas.

“Entendemos que o grande desafio do reassentamento familiar, envolvendo pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, é a apropriação do lugar e a construção individual e coletiva de uma nova cultura de moradia. Por esta razão, o sucesso do reassentamento depende muito do quanto é possível monitorar as dificuldades frente às novas regras de convívio com o espaço e vizinhos¨, Maria Albuquerque, CEO da Synergia.

Apoiar o registro histórico de todo este processo faz parte da visão que a Synergia tem para suas ações de responsabilidade social corporativa.

Sobre o  PVT

O Parque Várzeas do Tietê prevê a construção de núcleos de lazer, esportes, cultura, recreação e educação ambiental ao longo do parque que beneficiarão, diretamente, mais de três milhões de moradores da Zona Leste da capital e dos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Assista aos vídeos e conheça a importância de nosso trabalho junto às comunidades reassentadas.

Compartilhar
Enviar por e-mail
Imprimir