quantitavos-samarco-sis-ok
quantitavos-samarco-sis-ok
‹‹ Voltar
6 de outubro de 2016

SYNERGIA lidera trabalho social em municípios atingidos pelo rompimento da Barragem em Mariana

O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco (Fundão e Santarém), em Minas Gerais, foi visto como um dos maiores desastres socioambientais mundiais, e sem dúvidas o maior ocorrido no Brasil.

O acidente, que aconteceu em novembro de 2015, no subdistrito de Bento Rodrigues, próximo à cidade histórica de Mariana,  provocou profundas mudanças na paisagem e na vida de milhares de famílias.

É neste cenário, sob os holofotes de governos, mídia, defensores públicos e entidades atuantes nas questões ambientais e de direitos humanos,  que a SYNERGIA realizará um dos maiores e mais complexos desafios de sua história: oferecer suporte para a transformação desse acidente em oportunidade para consolidar padrões de qualidade na (re)organização social que deve se estabelecer ao longo de todo o território afetado.

O trabalho envolve desde o  cadastramento socioeconômico de todas as famílias diretamente afetadas e do seu inventário de bens e avaliação patrimonial,  até a ação social na reconstrução dos distritos que foram destruídos pelo rompimento da barragem. O trabalho envolve o diálogo com as famílias que receberão novas moradias, a reestruturação econômica e produtiva dos atingidos, e a mediação do diálogo com o Comitê Interfederativo instituído para acompanhar o trabalho, composto de representantes do Ministèrio do Meio Ambiente, do Governo Federal, dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, dos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, do CBH-Doce (comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce).

foto-news-tpf-ok
 
foto-news-tpf-ok
gema_cadastro_feitonaresidencia1-ok
 
gema_cadastro_feitonaresidencia1-ok
sam_0164-ok
 
sam_0164-ok
sam_0699-ok
 
sam_0699-ok
Compartilhar
Enviar por e-mail
Imprimir