noticia-vale-realiza-plano-urbanizacao-carajas
noticia-vale-realiza-plano-urbanizacao-carajas
‹‹ Voltar
2 de março de 2016

Vale realiza plano de urbanização em Carajás

A SYNERGIA executa o Plano de Gerenciamento Social para Remoção Involuntária no entorno da linha de ferro da Vale, que liga Carajás no Pará a São Luís no Maranhão. Esse trecho será duplicado para ampliar o escoamento do minério de ferro. Em Marabá, a empresa desenvolve um Plano de Urbanização ao longo da nova linha férrea.

O plano prevê a remoção involuntária de famílias, que serão indenizadas. Em sua execução, a SYNERGIA definiu quatro etapas: apresentação do plano de trabalho aos interessados locais do poder público; apoio técnico à negociação; apoio e monitoramento durante e pós-mudança.

A consultoria elabora ainda laudos imobiliários, realiza reuniões e visitas para explicar os critérios e modos de cálculo da negociação, oferece esclarecimentos sobre os procedimentos para realizações da regularização do imóvel, organiza a logística da mudança das famílias, registra a desocupação do imóvel e monitora, por meio de entrevistas qualitativas e pesquisas quantitativas socioeconômicas, a situação das pessoas no novo local de residência.

O objetivo maior é garantir um diálogo entre a Vale e as comunidades atingidas. O monitoramento posterior é tão importante quanto a integração das famílias no novo ambiente, sobretudo do ponto de vista das relações sociais e econômicas.

Compartilhar
Enviar por e-mail
Imprimir