IMG_0977
IMG_0977
‹‹ Voltar

Acompanhamento psicossocial de famílias

Qualquer processo de reassentamento involuntário provoca nas famílias afetadas inseguranças diversas, pois termina perturbando as redes sociais e afetivas, as oportunidades de trabalho e produção existentes. Quanto mais profundo seja o vínculo da família com o território a ser desocupado, mais dificuldades são enfrentadas. Daí a importância do trabalho de atendimento psicossocial às famílias.

A SYNERGIA optou por aplicar a abordagem da Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa (TCI), para o atendimento psicossocial porque ela permite um espaço de escuta, onde cada um, através da partilha de suas experiências de vida, é acolhido no grupo (quando aplicada em grupos) ou pelo psicoterapeuta (quando em sessões individuais). Especificamente para o processo de realocação, a terapia comunitária se apresenta como uma metodologia facilitadora dos processos de mudança e adaptação e de minimização das tensões, temores, fantasias, frustrações, e preconceitos que permeiam as relações interpessoais em reassentamentos involuntários.

Esse projeto foi desenvolvido com famílias reassentadas pelo Complexo Mineral de Patrocínio, com iniciativa da Vale Fertilizantes.

 

Conheça também nossa metodologia

Como podemos ajudar? Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato Conosco