DSC04202 a
DSC04202 a
‹‹ Voltar

Monitoramento do Programa de Relocação do Porto Sudeste

O Superporto Sudeste será um terminal portuário privativo de uso misto, que deverá escoar a produção do minério do Sistema Sudeste. As obras do porto promoveram a relocação de moradores da região. O Programa de Relocação, Casa Legal, integra o Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento Porto Sudeste.

Atendendo à condicionante estabelecida pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), a consultoria implantou o Programa de Relocação, com supervisão do cadastramento complementar das famílias, análise dos dados, definição dos grupos de interesse, elaboração das propostas de atendimento e das estratégias de negociação com os diferentes grupos, em parceria com a ERM Brasil.

A solução SYNERGIA consistiu, ainda, na criação de uma metodologia de monitoramento com indicadores predefinidos segundo diretrizes do IFC – Banco Mundial. Ela proporcionou espaço de diálogo durante visitas bimestrais de monitoramento para ampliação da análise da situação das famílias, indicou formas de intervenção para o empreendimento de acordo com os resultados da análise dos indicadores e antecipou situações que requereriam intervenção. Além disso, indicou a necessidade de ampliação do tempo de acompanhamento de famílias em maior vulnerabilidade.

Metodologias

301 a
 
301 a
Andreia Abreu 1 a
 
Andreia Abreu 1 a

Conheça também nossa metodologia

Como podemos ajudar? Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato Conosco