DSC02003 b
DSC02003 b
‹‹ Voltar

Reassentamento em Complexo Termelétrico Parnaíba

A SYNERGIA realizou o reassentamento voluntário da Comunidade da Demanda, considerada tradicional por ter a presença de mulheres quebradeiras de coco de babaçu. O desafio nesse trabalho de detalhamento, implantação, acompanhamento e monitoramento do Plano de Ação de Reassentamento foi a necessidade de obtenção da unanimidade entre os moradores na escolha da nova localidade, o que exigiu uma maior participação e responsabilidade da comunidade.

A SYNERGIA realizou o estudo da viabilidade técnica das áreas anfitriãs, plantão social, elaboração de um plano de desenvolvimento agroextrativista com foco na recuperação da atividade das quebradeiras de coco babaçu, organização do grupo de mulheres para dinamização de sua atividade produtiva e assistência técnica de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.
O outro aspecto de complexidade diz respeito à condição de comunidade tradicional, o que implicou em ações relacionadas à restruturação produtiva, tanto das atividades rurais, como de manutenção e melhoria da atividade extrativista das mulheres catadoras e quebradeiras de babaçu.

Metodologias

DSC02006 a
 
DSC02006 a
DSC02981 a
 
DSC02981 a
DSC03000 a
 
DSC03000 a
DSC03018 a
 
DSC03018 a

 

Conheça também nossa metodologia

Como podemos ajudar? Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato Conosco