Projetos arquitetônicos participativos

A partir da compreensão da realidade das comunidades e das possibilidades de uso de recursos disponíveis no território, desenvolvemos projetos arquitetônicos que respeitam as características geográficas, culturais, históricas e econômicas das populações atendidas. As comunidades participam desse processo.

Projetos relacionados

Nenhum projeto encontrado.

Reestruturação e desenvolvimento econômico e produtivo

Com o emprego de técnicas da engenharia natural e engenharia civil, atuamos na estabilização e recuperação de áreas degradadas (erosões, cortes em estradas, barramentos, etc.). Os projetos são desenvolvidos por equipe multidisciplinar e seguem as etapas de coleta de informações, diagnóstico da situação, medidas emergenciais, elaboração de projeto executivo, implantação das obras de engenharia e manutenção das áreas.

Projetos relacionados

Reassentamentos

Os planos de reassentamento, voluntários ou não, devem assegurar a garantia da recomposição da qualidade de vida das famílias beneficiadas. As intervenções, a interrupção de atividades produtivas ou a quebra da rede de apoio social e das relações de vizinhança devem ser minimizadas. Além de planejar e executar projetos para relocação de populações, no pré e pós-ocupação, realizamos a seleção de áreas anfitriãs com o levantamento das áreas mais adequadas ao reassentamento.

Projetos relacionados

Laudos e avaliação imobiliária e patrimonial

Realização de avaliação de benfeitorias em áreas de interesse para projetos de infraestrutura, como portos, aeroportos, ferrovias e áreas de mineração. É possível mensurar o valor do bem (imóvel) da família, seu perfil socioeconômico e suas vulnerabilidades sociais para apoiar na definição da política de indenização/negociação.

Projetos relacionados

Negociação e regularização fundiária

Atuamos com equipes sociais e urbanistas para executar planos de comunicação, orientação sociojurídica, cadastramento e avaliação de imóveis ou espaços públicos, registro do parcelamento do solo em plantas (mapas) para apoio ao processo jurídico fundiário e acompanhamento da conclusão dos processos de acesso ao direito de propriedade, e título da terra de cada família.

Projetos relacionados