Publicado em: 19/08/2024
Objetivo é fomentar o debate e mostrar que é possível aliar geração de renda e preservação ambiental
A fim de promover uma abordagem socioeducativa que fomente a aprendizagem e incentive a reflexão, discussão e ações a respeito do meio ambiente, o Núcleo de Educação Socioambiental da Synergia desenvolveu um material didático que será disponibilizado de forma gratuita e servirá de apoio para atividades socioeducativas a partir de temas relacionados ao documentário “A Floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu”.
Inspirada no projeto Redes do Xingu e lançada em setembro do ano passado, com direção de Andy Costa, a produção traz no enredo histórias de luta e resistência de personagens da vida real que vivem na região do Médio Xingu e precisam, dia após dia, existir, trabalhar e produzir, apesar da árdua batalha contra o garimpo, extração de madeira, pecuária e monocultura.
Agora, com a disponibilização do material – que pode ser usado por professores, professoras, educadores e educadoras, em grupos de discussão, comunidades, escolas e instituições -, será possível fazer a adaptação do mesmo para as diferentes realidades vistas e vividas no Brasil, associando vivências do dia a dia com os temas abordados no documentário. O principal intuito da publicação é inspirar e gerar a reflexão sobre consciência ambiental, além da união entre o conhecimento ancestral e o desenvolvimento, sempre em prol da proteção do planeta.
O filme “A Floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” está disponível no Canal do YouTube da Synergia Socioambiental. Mais informações sobre o projeto Redes do Médio Xingu podem ser obtidas no site http://www.redesdomedioxingu.com.br.
Cadastre-se e receba nossas novidades.