Planos de Contingência das Barragens Santa Bárbara, Cachoeirinha e do Dique Lisa em Minas Gerais

Planos de Contingência das Barragens Santa Bárbara, Cachoeirinha e do Dique Lisa em Minas Gerais

Em 2020, a Synergia foi responsável pela elaboração dos planos de contingência de três estruturas da empresa Vallourec Tubos do Brasil: Santa Bárbara, Dique Lisa e Cachoeirinha*, barragens localizadas nos municípios de Brumadinho e Nova Lima, em Minas Gerais.

Foi solicitada para a Synergia a realização de um trabalho que pudesse atender às expectativas para a prevenção de danos e ampliação dos procedimentos de segurança nas regiões ao redor dos empreendimentos da Vallourec.

Para isso, foi criado um Plano de Contingência de Barragens personalizado para as áreas em questão, a partir do desenvolvimento de procedimentos complementares ao PAEBM (Planos de Ação Emergencial de Barragens), com a previsão de ações, recursos e responsabilidades em caso de ocorrência de situações de emergência, incluindo, ainda, a implantação de medidas preventivas.

Durante a realização do trabalho, a Synergia mapeou a população residente, equipamentos e estabelecimentos na área da Zona de Autossalvamento (ZAS) e na Zona de Segurança Secundária (ZSS) em relação ao empreendimento.

O mapeamento na ZSS não estava contemplado no escopo inicial do cliente, que solicitava o cadastramento de pessoas, edificações e equipamentos apenas no âmbito das ZAS. No entanto, a análise da Synergia identificou a importância de se incorporar a ZSS ao estudo, inclusive em face das exigências da nova lei (a resolução nº 32, de 11/05/2020).  A Vallourec ampliou, assim, o escopo do trabalho a ser feito.

Com a elaboração do Plano de Contingência de Barragens, buscamos oferecer tranquilidade tanto para o cliente quanto para as comunidades no entorno dos empreendimentos, fortalecendo a compreensão de que a segurança da área estaria devidamente baseada na implantação de medidas preventivas e no planejamento meticuloso das ações a serem realizadas em caso de situações de emergência, garantindo a agilidade, facilitando o processo e diminuindo as chances de ocorrências.

Para compreender, analisar e aplicar as melhores metodologias, a Synergia realizou em torno de 200 pesquisas entre a população potencialmente afetada, com o mapeamento de equipamentos públicos, estabelecimentos comerciais e de serviços, além de fazer um detalhado estudo do uso e ocupação do solo, incluindo aspectos ambientais, existência de comunidades tradicionais e sítios arqueológicos, patrimônio histórico e cultural, infraestruturas disponíveis e fornecedores de bens e serviços para a contingência.

A Synergia se valeu ainda de sua plataforma tecnológica própria de produção e gestão do conhecimento em ambiente Web, o SIS (Sistema de Inteligência Socioambiental). Esse aparato tecnológico se baseia no controle de dados, e pôde suportar a produção técnica e analítica exigida para a elaboração dos planos de contingência.

Ao fim do processo, a Synergia foi capaz de traçar um plano de contingência que considerasse a análise acurada dos dados levantados sobre as infraestruturas de alojamento, assistência, resgate e diferentes tipos de serviços e recursos a serem acionados em caso de atendimento emergencial.

A experiência em ações de cadastramento e atendimentos emergenciais de famílias nos acidentes com barragens e em procedimentos de evacuação de áreas foram cruciais para a escolha da Synergia, pelo cliente, para conduzir esse projeto.

Para este trabalho, em específico, contribuiu também o fato de que a Synergia já possuía conhecimento estratégico das famílias, territórios e comunidades locais, fator que permitiu incorporar ao projeto, com agilidade, profissionais capacitados, que já atuavam nesse território e que pontuaram a favor da qualidade e efetividade dos trabalhos.

*Cabe destacar que a barragem Cachoeirinha não recebe rejeitos desde 2015, ano no qual a Vallourec foi a primeira empresa do mundo a utilizar filtros prensa para empilhamento drenado de rejeitos de minério de ferro, dispensando o uso de barragens. O processo, chamado de barragem zero, está sendo ampliado em 2021. Essa solução quebrou o paradigma da viabilidade técnico-financeira da implantação de drenagem de rejeitos de minério de ferro por meio de filtros prensa no combate à utilização de barragens convencionais. Por essa razão, a Empresa não conta com barragens de rejeito em operação, além de não necessitar da instalação de novas barragens e nem mesmo do alteamento das existentes.

Recursos aplicados

  • Identificação de sensibilidades sociais e ambientais nas áreas de estudo, e das estruturas de apoio e fornecimento de bens e serviços disponíveis para situações de emergência.
  • Pesquisas quantitativas e qualitativas.
  • Levantamentos cartográficos e sistema de informação georreferenciada
  • Elaboração de painel com todos os cadastros de moradores, estabelecimentos, equipamentos e fornecedores.
  • Mapeamento da legislação.
  • Interlocução com atores-chave.
  • Relacionamento com comunidades.
  • Validação com a Defesa Civil.
Ficha técnica

Setor de atuação: Mineração, Siderurgia e Indústria Petroquímica

Local: Minas Gerais

Período: 2020

Cliente: Vallourec Tubos do Brasil

Abrangência: Municípios de Brumadinho e Nova Lima / MG

Objetivo: Elaboração de plano de contingência com a previsão de ações, recursos e responsabilidades em caso de ocorrência de situações de emergência relacionadas às barragens de sedimentos pluviais Santa Bárbara e Dique Lisa e de rejeitos Cachoeirinha.

Resultados: Cadastramento de população residente, estabelecimentos e equipamentos na ZAS e ZSS; levantamento de dados sobre as infraestruturas de alojamento, assistência, resgate e diferentes tipos de serviços e recursos a serem acionados em caso de atendimento emergencial. Elaboração de plano de contingência personalizado, baseado nas informações obtidas.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
O trabalho mais completo e detalhado nesse tema com o qual já tivemos contato.
Defesa Civil de Brumadinho
INSTITUIÇÃO
MINAS GERAIS
Defesa Civil de Brumadinho
INSTITUIÇÃO
MINAS GERAIS
Aspas
Este é um trabalho pioneiro no setor.
Odiel Ottoni Marques
ENGENHEIRO GEOTÉCNICO DA VALLOUREC TUBOS BRASIL LTDA.
MINAS GERAIS
Odiel Ottoni Marques
ENGENHEIRO GEOTÉCNICO DA VALLOUREC TUBOS BRASIL LTDA.
MINAS GERAIS

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.

    Nossos cases

    Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.