Radar

Covid-19: descarte incorreto de equipamentos de proteção prejudica o meio ambiente

Publicado em: 28/06/2021

Equipamentos de proteção contra covid-19: descarte irregularFoto: Anthony Wallace

Ultimamente temos conversado bastante sobre o impacto social da Covid-19 no mundo. Mas a pandemia não afetou somente a saúde, a economia e as vidas de milhares de pessoas. O impacto para a natureza também tem sido grande.

A poluição gerada pelo descarte dos equipamentos de proteção individual (EPIs), principalmente o que é feito de maneira irregular, vem preocupando cientistas e ambientalistas.

Máscaras e luvas descartáveis estão sendo essenciais na proteção individual contra o vírus e no cuidado médico para salvar vidas. Mas podem se tornar vilãs para o planeta caso o descarte não seja realizado de maneira correta, poluindo solos e oceanos, causando a morte de animais e danos ao meio ambiente.

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicou recentemente um estudo sobre o aumento da poluição por máscaras, luvas e outros plásticos descartáveis que podem ser responsáveis pelos gases causadores de efeito estufa e outras emissões. Embora o relatório seja focado na Europa, não é difícil pensar no aumento também para os países da América Latina e de outras partes do mundo.

No Brasil ainda faltam pesquisas para prever ou constatar o aumento da poluição em função dos materiais usados na prevenção da Covid-19. Mas os danos superficiais já são vistos em diversas partes do país, principalmente nas áreas litorâneas que viraram notícia recentemente pela chegada de grandes quantidades de lixo hospitalar.    

 

Destacamos algumas notícias atuais sobre o impacto da pandemia para o meio ambiente.

Peixe preso em luva descartável é alerta sobre os riscos do lixo gerado pela pandemia

Covid: equipamentos de proteção aumentaram emissões e prejudicaram ambiente

Como a máscara descartável pode impactar o meio ambiente

Descarte inadequado de EPIs preocupa defensores ambientais

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

 

Confira também:

Aprenda a descartar máscaras e luvas de maneira correta

Fique por dentro