Notícia

Geração de trabalho, renda e apoio na luta contra a covid-19: conheça o Projeto Travessia Barcarena

Publicado em: 16/11/2021

Contribuir com a geração de trabalho e renda para uma comunidade, por si só, já garantiria um projeto social de alto investimento na sociedade, que visa a construção de igualdade social e possibilita o desenvolvimento local.

Mas já pensou poder unir isto a uma iniciativa que, além de tudo, pudesse ajudar na prevenção contra uma situação emergencial de saúde?

Pois foi exatamente esta a solução encontrada pelo Projeto Travessia Barcarena, implementado no município de Barcarena, no Pará.

Com o objetivo de contribuir com as famílias locais, que se encontravam em situação de vulnerabilidade socioeconômica agravada pela pandemia de covid-19, a Synergia Consultoria foi contratada para colocar em ação um projeto que pudesse dar esse apoio para a comunidade, gerando trabalho, renda e, principalmente, uma nova expectativa para as pessoas envolvidas no projeto. Além, é claro, de um reforço na prevenção contra a doença.

Projeto Travessia Barcarena: costureira e orientadora

Moradoras de diferentes comunidades de Barcarena receberam treinamento técnico para produção de máscaras faciais. Foto: Synergia

A iniciativa, articulada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) junto a parcerias financiadoras, implementadoras e parcerias locais, consistiu em duas frentes de atuação:

  • a geração de renda para agricultores familiares cuja produção foi adquirida e se converteu em doação de alimentos para a população;
  • e outra frente voltada à confecção de máscaras de proteção facial. Estas, resultado da produção, foram distribuídas gratuitamente às comunidades mais afetadas pelo contágio.

A Synergia atuou como parceira implementadora no Módulo Confecção e Costura, sendo responsável pelo gerenciamento técnico do projeto, suporte à confecção e costura, com geração de trabalho e renda de forma articulada no território.

Mas, para compreender como essas frentes se apresentam e norteiam a solução implementada no projeto, vamos conhecer melhor a própria solução aplicada?

Conhecendo a solução – Máquinas de costura e um trabalho repleto de propósito

Vamos relembrar o plano do Projeto Travessia Barcarena: gerar trabalho e renda para a comunidade de Barcarena (PA). A ele, vamos acrescentar mais um desafio: lidar com a situação criada pela pandemia de covid-19 e o aumento da vulnerabilidade social no município. E, por fim, uma meta extra: colaborar ativamente no combate à pandemia.

Mas como fazer isso?

A solução encontrada consistiu no desenvolvimento de um trabalho de muitas etapas, que pôde colaborar com todas as fases demonstradas anteriormente: com o plano, o desafio e a meta extra.

Assim, surgiu o Projeto Travessia Barcarena, focado na confecção, e posterior doação, de 170 mil máscaras caseiras de proteção facial contra a covid-19. O projeto envolveu 73 costureiras, que receberam treinamento e qualificação para realizar o trabalho.

A Synergia formulou a atuação no projeto a partir da concepção de que a dinamização da economia local é meio para criar condições e estabelecer alternativas que contribuam para minimizar os impactos da pandemia na renda da população. Assim, apoiou suas ações e instrumentos em consonância com a estratégia de desenvolvimento do programa Todos pelo Trabalho, cujo objetivo é contribuir com iniciativas de apoio e fomento ao emprego, trabalho e renda em Barcarena.

Tendo esse trabalho com base, a Synergia foi responsável por diversas etapas, como o gerenciamento técnico, o suporte à confecção e costura, com geração de trabalho e renda, que se deu de forma articulada no território devido à integração com a Rede Todos pelo Trabalho, que reúne diversos segmentos sociais com o objetivo de promover o emprego, o trabalho e a renda em Barcarena. Foi a partir da Rede que se identificaram as costureiras e que elas se organizaram junto às associações comunitárias locais.

Projeto Travessia Barcarena: mulheres das comunidades aprendem costura

Iniciativa contribuiu para organização de uma rede de confecção e costura e para o empoderamento feminino na região. Foto: Synergia

Todo o material utilizado na confecção das máscaras, como tecidos, aviamentos e embalagens, foi disponibilizado para as costureiras. As máscaras produzidas foram distribuídas gratuitamente à população mais afetada pela pandemia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Barcarena. As doações foram direcionadas para entidades sem fins lucrativos mobilizadas pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) – que também tem suporte da Synergia.

Além da geração de renda imediata para as profissionais, que foram remuneradas pela produção, o projeto também possibilitou a aquisição do conhecimento para as participantes, por meio da qualificação realizada pelo programa de formação. Além, disso, o projeto também gerou renda para as três associações comunitárias que articularam as costureiras e deram suporte ao trabalho realizado.

Essa qualificação incluiu tanto a orientação técnica em corte e costura quanto as especificações e exigências para produção das máscaras não médicas, incluindo orientações com profissionais de saúde para o enfrentamento da covid-19.

A formação também incluiu conhecimento para as áreas de empreendedorismo, negócios e uso de ferramentas digitais visando melhoria da produção local e ampliação do mercado de atuação, gerando o desenvolvimento contínuo de novos produtos e sustentabilidade dos negócios da região pós-pandemia.

Alternativa de renda agora, oportunidade no futuro

O Projeto Travessia Barcarena trouxe impactos não apenas na geração de trabalho e renda e na prevenção da COVID-19 como também promoveu o empoderamento feminino. Este pôde ser percebido tanto individualmente quanto coletivamente a partir de relatos de superação pessoal, inclusão socioeconômica, acesso ao conhecimento e valorização do conhecimento local.

O conhecimento por si só é fator de empoderamento social e no projeto as ações formativas e as trocas com o grupo fortaleceram ainda mais esse sentimento pela percepção de estar referenciada num coletivo, de poder ressignificar a articulação social do trabalho considerando a possibilidade de ações integradas com o coletivo, compartilhando recursos e saberes.

O Projeto promoveu um total de 1.232 horas de formação para 120 costureiras. Essas horas dedicadas ao compartilhamento de conhecimentos, aprendizados e vivências associadas à prática laboral e seus desafios contribuíam para a constituição de uma rede de costureiras cuja manutenção e fortalecimento com impacto no contexto da confecção e costura em Barcarena deverão ser um dos principais legados do Projeto.

Fique por dentro