Notícia

Synergia participa do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) debatendo soluções de sustentabilidade hídrica

Publicado em: 27/10/2021

Participação da Synergia no FBGA

Especialistas da Synergia falam sobre sustentabilidade hídrica no Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA)

A Synergia participou do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), realizado e transmitido pela Conexão FBGA – uma das mais importantes plataformas de entretenimento e conhecimento compartilhado sobre sustentabilidade.

O tema “Infraestruturas verdes e gestão hídrica: modelo viável de proteção ambiental” foi debatido pelo especialista Dr. Rinaldo de Oliveira Calheiros, pesquisador sênior e consultor em Sustentabilidade Hídrica, e por Gabriela Goulart Oliveira, MSc, especialista em Gestão Socioambiental.

Os especialistas da Synergia explicaram algumas das abordagens propostas pela empresa para mitigar os efeitos e causas da crise hídrica por meio de soluções baseadas na natureza. Confira o vídeo da participação*:

Assista a participação da Synergia no FBGA!

Durante a apresentação no FBGA, foram aprofundados temas como:

  • Prejuízos associados à crise hídrica, tanto para o segmento privado quanto para o público;
  • As principais diferenças entre a infraestrutura cinza e a infraestrutura verde na atuação contra a crise hídrica;
  • Os benefícios da infraestrutura verde, tanto para a gestão pública quanto para a sociedade.

A apresentação trouxe, ainda, as possíveis soluções de sustentabilidade hídrica e seus desenvolvimentos: “Plano de autossuficiência hídrica”, “Quantificação de potencial de produção de água”, “Segurança dos mananciais” e “Plano de monitoramento hidrológico”.

Vale lembrar que a sustentabilidade hídrica tem sido intensamente abordada neste momento, no qual o Brasil enfrenta mais um cenário de escassez de chuvas e baixos níveis de água nos seus principais reservatórios.

Mediante a crise já instaurada, muitos governos e empresas estão pensando em medidas emergenciais para conter as suas consequências. Porém, é importante lembrarmos que medidas emergenciais, na maioria das vezes, são paliativas: elas ajudam a aliviar momentaneamente a crise, mas não atuam na raiz do problema e não evitam que ele se repita.

O investimento em soluções a médio e longo prazo – que servem como prevenção e precisam ser pensadas, planejadas e colocadas em ação previamente – é extremamente importante para que sejam evitados os cenários de crise hídrica no futuro.

O programa de produção de água por meio da recuperação físico-hídrica das bacias hidrográficas, proposto pela Synergia, é um exemplo de solução sustentável no qual governos e empresas podem se apoiar para atingir a autossuficiência hídrica.

Quer conhecer mais sobre esta solução? Entre em contato com os/as especialistas da Synergia e tire todas as suas dúvidas.

Confira a notícia sobre o 1º dia do evento III FBGA 2021, publicada na Revista Fórum Brasil de Gestão Ambiental.

*A apresentação foi transmitida originalmente na plataforma Conexão FBGA.

Fique por dentro