Radar

Synergia é destaque com relatório que aponta focos de incêndio em Unidades de Conservação e Territórios Indígenas na Amazônia Legal

Publicado em: 30/03/2022

Relatório da Synergia aponta focos de calor na Amazônia_ floresta queimada
Relatório da Synergia aponta focos de calor na Amazônia. Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real. Wikimedia Commons

Na Amazônia Legal, apenas em 2021, foram 20.955 focos de incêndio, colocando em risco Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Os dados são do “Relatório de Focos de Calor”, produzido pela equipe de Geoprocessamento da Synergia, a partir de dados coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O relatório inédito, que foi destaque na mídia recentemente, traz uma análise acurada sobre os focos de incêndio nos anos de 2019, 2020 e 2021 nas Áreas Protegidas da Amazônia Legal, e demonstra que o terceiro trimestre é sempre o período com maior índice de focos de incêndio em todas as áreas monitoradas.

A pesquisa também aponta que, na última década, foram registrados 263.765 focos de incêndio em Unidades de Conservação e Territórios Indígenas na Amazônia Legal, representando perigo para as comunidades locais e grandes perdas ambientais para o bioma.

Dados como esses demonstram a importância de medidas preventivas serem pensadas e aplicadas durante todo o ano, mesmo em épocas de chuvas.

A equipe de Geoprocessamento da Synergia é altamente capacitada na produção de análises territoriais, e vem publicando diversos estudos sobre queimadas e desmatamentos em território amazônico ao longo dos anos, inclusive sobre o uso de geotecnologia para monitorar esses episódios em terras indígenas.

O trabalho de análise realizado vai possibilitar, além deste primeiro “Relatório de Focos de Calor”, o monitoramento e reporte dos dados de focos de incêndio na região por meio de boletins trimestrais a partir de agora.

Confira os principais veículos que divulgaram a publicação do relatório inédito produzido pela Synergia:

Ambiental Mercantil

Antes que a natureza morra

Envolverde

Gazeta 24 Horas

Neo Mondo

Papo Reto

Portal RBN

 

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.