Bacia hidrográfica do Rio Capibaribe em Pernambuco

Cadastro dos usuários de águas superficiais da Bacia do Rio Capibaribe

Os serviços realizados focaram na identificação e no cadastro de usuários de águas superficiais da Bacia do Capibaribe. Assim, pôde ser prestado apoio à APAC por meio de informações técnicas relevantes para a efetivação dos instrumentos de gestão da Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco.

Com a identificação e o cadastro de usuários de águas superficiais da bacia do Capibaribe, a APAC pôde se concentrar e dar ênfase à melhoria do uso e do consumo dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe.

Foram realizadas inúmeras parcerias com os municípios para a divulgação do cadastramento, articulações com secretarias, associações, sindicatos e instituições socioambientais. O intuito era viabilizar a excelência na execução da pesquisa e a difusão do direito de uso dos recursos hídricos, apoiando a modelagem do sistema de informação e de fiscalização do uso destes recursos.

Recursos aplicados

  • Criação e monitoramento de banco de dados
  • Estudos e diagnósticos
  • Pesquisas quantitativas e qualitativas
  • Plano de comunicação
  • Educação Ambiental
Ficha técnica

Setor de atuação: Gestão Pública

Local: Pernambuco

Período: 2017 – 2018

Cliente: Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) do Governo do Estado de Pernambuco

Abrangência: 41 municípios, em uma área de 7.557,40 km², na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe, localizada na região Nordeste do Estado de Pernambuco.

Objetivo: Identificar e cadastrar 100% dos usuários de águas superficiais da Bacia do Capibaribe.

Resultados: Usuários cadastrados e informados sobre as normas de utilização de recursos hídricos e mobilizados para a regularização do uso da água.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
O diferencial desse projeto foi ter uma equipe extremamente qualificada. A qualidade dos dados, a troca, o envolvimento e comprometimento foram fundamentais para conseguir realizar o trabalho dentro do prazo e com qualidade.
Daniela Cabral
Coordenadora de projetos
Pernambuco
Daniela Cabral
Coordenadora de projetos
Pernambuco

Galeria do projeto

Nossos Cases

Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.