Utilização de recursos hídricos em irrigação de plantação

Programa de Educação Ambiental: educação emancipadora para gerar uma comunidade engajada no próprio desenvolvimento socioambiental

O Programa de Educação Ambiental do Complexo Minerário do Sistema Minas-Rio, da Anglo American, visa implementar ações para a sensibilização social dos impactados diretamente pelo empreendimento. Dessa forma, ele busca contribuir para que essas pessoas possam vir a ter uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida da região.

Para aumentar a conscientização dos impactados, foram desenvolvidas metodologias para promover uma educação emancipadora, capaz de garantir a sua autonomia na transformação da realidade socioambiental local. Dividido em 4 frentes diferentes, o trabalho com as comunidades pôde investir em capacitação sobre:

  • Organização social;
  • Recursos hídricos;
  • Saneamento básico;
  • Geração de renda;
  • Qualidade de vida e lazer;
  • Identidade cultural.

A partir das capacitações foi possível implementar práticas mais colaborativas e horizontais, criando e fortalecendo associações comunitárias para maior desenvolvimento de organização social com protagonismo das comunidades.

Leonardo Barbosa, coordenador de projetos da Synergia, destaca a importância de informar e fomentar nas comunidades a noção de práticas cidadãs e a consciência de que a participação de cada um é fundamental para a conservação do meio ambiente: “O PEA CMD agrega um conhecimento importantíssimo para as pessoas entenderem a dinâmica do meio ambiente em relação à  questão hídrica, à economia e à agricultura de pequeno ou de grande porte. A construção de conhecimentos e habilidades capazes de fazer com que o sujeito tenha uma relação menos degradante com o meio ambiente se dá a partir de conhecimento teórico e prático sobre ele, para que as pessoas possam escolher o que é mais viável em termos de qualidade ambiental do seu território.”

Recursos aplicados

  • Desenvolvimento de tecnologia de gestão para projetos socioambientais
  • Criação e produção gráfica, audiovisual e multimídia
  • Execução de planos básicos ambientais (PBAs)
  • Educação ambiental
  • Relacionamento com comunidades
Ficha técnica

Setor de atuação: Gestão Pública

Local: Minas Gerais

Período: 2018 - 2020

Cliente: Anglo American

Abrangência: Colaboradores próprios e de empresas contratadas pelo empreendimento e as comunidades localizadas no entorno do Complexo Minerário do Sistema Minas-Rio, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas / MG.

Objetivo: Implementar ações para a sensibilizar os indivíduos diretamente impactados pelo empreendimento para a questão hídrica.

Resultados: A construção de um relacionamento positivo, ético e transparente com as comunidades do entorno e com os colaboradores próprios e de empresas contratadas, voltado à preservação dos recursos hídricos.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
A construção de conhecimentos e habilidades capazes de fazer com que o sujeito tenha uma relação menos degradante com o meio ambiente se dá a partir de conhecimento teórico e prático sobre ele.
Leonardo Barbosa Coordenador de projetos Synergia
Leonardo Barbosa
Coordenador de projetos
Minas Gerais
Leonardo Barbosa Coordenador de projetos Synergia
Leonardo Barbosa
Coordenador de projetos
Minas Gerais

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Enviar

Galeria do projeto

Nossos cases

Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.