Crianças e adolescentes aprendem sobre educação sexual

Programa de promoção da saúde e educação sexual nas comunidades do entorno da Estrada de Ferro Carajás

A implantação do maior projeto de minério de ferro do Brasil, o S11D, teve entre seus impactos um grande movimento migratório que levou a população de Canaã dos Carajás a triplicar num curtíssimo espaço de tempo. Porém, junto com as oportunidades que chegaram, o município testemunhou o crescimento de situações de violência infanto-juvenil.

Após um minucioso diagnóstico, a Synergia desenvolveu o Projeto de Educação Sexual e Promoção da Saúde (PESS). Por meio dele foi possível traçar estratégias para orientação, capacitação e desenvolvimento de um elaborado trabalho técnico social.

O corpo docente e coordenadores das escolas municipais foram capacitados para identificar, acolher, encaminhar e acompanhar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Apoiados por oficinas, vivências, palestras e campanhas sobre o tema, os processos de engajamento social do projeto conseguiram mobilizar e formar jovens, lideranças e outros atores locais para atuarem pela diminuição da vulnerabilidade da criança e adolescente.

Dessa forma, foi possível fortalecer uma rede de apoio e informação, capacitada para tratar questões relacionadas ao abuso e exploração sexual, gravidez precoce e contágio por ISTs/AIDS. A atuação da empresa também possibilitou a instrução de crianças e jovens para uma maior atenção sobre os temas relacionados.

O Programa levou em conta o contexto político, social e econômico do território, para abordar o tema de forma direcionada e assertiva, como observa Marcileia Toledo, gerente de projetos da Synergia. “Houve sensibilização sobre o tema, que foi disseminado no município. Aumentamos o número de denúncias e capacitamos coordenadores e corpo docente da secretaria municipal de educação, que passaram a ter ferramentas para lidar com questões relacionadas ao acolhimento e encaminhamento dos alunos dentro do tema violência e abuso sexual contra a criança e o adolescente.”, afirma.  

Recursos aplicados

  • Estudos e diagnósticos
  • Criação e produção gráfica, audiovisual e multimídia
  • Trabalho técnico social
  • Criação e monitoramento de banco de dados
  • Execução de planos básicos ambientais (PBAs)
  • Comunicação, monitoramento e acompanhamento das partes interessadas
Ficha técnica

Setor de atuação: Agroindústria e Agronegócio

Local: Pará

Período: 2014 - 2016

Cliente: Vale

Abrangência: Todo o município de Canaã dos Carajás / PA.

Objetivo: Diminuir a vulnerabilidade da criança e do adolescente em relação ao abuso e exploração sexual, gravidez precoce e contaminação por IST/AIDS.

Resultados: Aumento das ações de acolhimento, do engajamento no combate e do número de denúncias relacionadas à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
Capacitamos coordenadores e corpo docente da secretaria municipal de educação, que passaram a ter ferramentas para lidar com questões relacionadas ao acolhimento e encaminhamento de alunos dentro do tema violência e abuso sexual contra criança e o adolescente.
Marcileia Toledo
Gerente de projetos
Pará
Marcileia Toledo
Gerente de projetos
Pará

Galeria do projeto

Nossos Cases

Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.