Sobral do Futuro apresentou desenvolvimento regional sustentável

Iniciativa Sobral de Futuro e o estímulo ao desenvolvimento regional sustentável

O Sobral de Futuro é uma iniciativa de cooperação técnica de organizações, entidades e empresas interessadas no desenvolvimento sustentável de Sobral. O projeto teve como idealizadores o Instituto Votorantim e o Insitituto Arapyaú, e contou com recursos do programa de Modernização da Gestão Pública do BNDES.

A proposta era empoderar a sociedade para planejar, monitorar e controlar o desenvolvimento local, já bastante afetado pelo rápido e intenso crescimento desordenado, ocorrido na última década, do município.

As estratégias do Plano foram incorporadas ao Plano Plurianual Orçamentário do município e às iniciativas de desenvolvimento regional.

Para sua execução, foi implementada uma metodologia inédita de empoderamento social, chamada de Processo Apropriativo. Assim, foi possível garantir a participação direta de mais de 300 lideranças locais e, por meio de ferramentas digitais, a escuta de mais de dois mil moradores na construção do Plano, desenhado em dezenas de oficinas com grupos sociais diversos.

O Sobral de Futuro foi consolidado em um seminário apoiado por especialistas renomados de diversas áreas e priorizou objetivos, estratégias, metas e ações das dimensões urbana, socioeconômica e ambiental do município. Por meio dele, foi possível indicar níveis de complexidade e prazos de execução.

Recursos aplicados

  • Estudos e diagnósticos
  • Plano de investimento socioambiental
  • Planos setoriais / Planos de ordenamento territorial
  • Levantamentos cartográficos e uso de Sistema de Informação Georreferenciada – SIG
  • Relacionamento com comunidades
  • Gestão local participativa
  • Comunicação, monitoramento e acompanhamento de partes interessadas
Ficha técnica

Setor de atuação: Agroindústria e Agronegócio

Local: Ceará

Período: 2016 – 2017

Cliente: Instituto Votorantim e Instituto Arapyaú

Abrangência: Município de Sobral / CE

Objetivo: Assessorar a sociedade para a construção de um plano de visão de futuro para nortear o desenvolvimento de Sobral nos próximos 30 anos.

Resultados: Criação de um Grupo Gestor do Plano, com mais de 40 representantes da sociedade organizada, comprometido com a realização e monitoramento do Plano Sobral de Futuro. Mais de 70% das estratégias propostas foram inseridas no Plano Plurianual do município. Outras estratégias viriam a se tornar projetos de Lei e outras a ser assumidas como parte de iniciativas de desenvolvimento regional.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
As pessoas de Sobral têm uma relação de engajamento e orgulho com a cidade, por isso estavam dispostas a se envolver no desenvolvimento e fazer parte do processo de elaboração do projeto para ajudar a alavancar o empoderamento e a responsabilidade social.
Jussara Couto
Gerente comercial
Ceará
Jussara Couto
Gerente comercial
Ceará

Galeria do projeto

Nossos Cases

Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.