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Synergia e SEINFRA em workshop para divulgar resultados da avaliação de impactos socioeconômicos de obras em estradas vicinais na Bahia

Publicado em: 08/08/2022

A Synergia realizou um workshop junto à SEINFRA, no dia 2 de agosto, para disseminar os resultados da avaliação de impactos socioeconômicos das obras em estradas vicinais de 64 municípios no interior do estado da Bahia.

O evento, que aconteceu em Salvador (BA), reuniu especialistas da Synergia e da Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia (SEINFRA) para apresentar os resultados do estudo de avaliação de impactos socioeconômicos das obras do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia (PREMAR) nos consórcios: Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe e Bacia do Paramirim.

O Programa, que contou com empréstimo do Banco Mundial ao Governo da Bahia, contemplou obras de drenagem, construção de bueiros, substituição de pontes de madeira por pontes de concreto, construção de passagens molhadas (eliminando locais de atoleiro) e terraplanagem em pontos considerados críticos.

As melhorias nas estradas vicinais visaram torná-las trafegáveis durante todas as estações do ano, ampliando as condições de acesso e mobilidade para população rural.

Avaliação de impactos socioeconômicos. Colaboradora Synergia entrevista morador
Avaliação de impactos socioeconômicos: obras em curso já demonstram resultados parciais. Foto: Synergia

O estudo teve início em 2019, a partir da definição da metodologia para avaliação dos efeitos de tratamento (avaliação ex-post) e contou com a fotografia “do antes” e “do depois”, por meio de duas pesquisas domiciliares: Baseline (2020) e Follow Up (2022).

A realização do workshop permitiu uma discussão técnica acerca dos resultados parciais sobre os impactos dessa política pública em infraestrutura viária no acesso às oportunidades e serviços essenciais (trabalho, saúde, educação, assistência social etc.).

Para Vinicius Corrêa, gerente de projetos da Synergia, o estudo tem potencial para se tornar um material de referência na área de mobilidade, considerando a atualidade dos dados: “Em um período em que os dados secundários para avaliação de políticas públicas encontram-se desatualizados, é um privilégio ter acesso a dados com relevância estatística para comparar as diferenças entre os grupos de tratamento e controle, e as diferenças entre duas ondas de pesquisa, antes e depois das obras.”, aponta.

O trabalho de avaliação de impactos socioeconômicos evidenciou que as obras em curso já demonstram resultados parciais: “Os resultados são parciais, mas não são nulos e já demonstram redução do tempo médio de viagem ou aumento da distância de deslocamento. Podemos inferir que algumas pessoas estão saindo de uma condição de isolamento para alcançar ofertas de trabalho em cidade vizinhas ou “polos” onde se concentram as oportunidades de emprego e serviços básicos”, analisa Vinicius Corrêa.

Entre as ações recomendadas pela consultoria estão a incorporação de sinalização e outras medidas de segurança viária para evitar eventuais acidentes devido ao aumento da velocidade média nas estradas vicinais.

A divulgação das obras do Governo da Bahia aumentará a percepção positiva das estradas por parte da população rural.

10 – Redução das desigualdades
11 – Cidades e comunidades sustentáveis

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