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Conhecer para aprimorar: como a comunicação pode melhorar as relações entre a sua empresa e a comunidade local

Publicado em: 26/11/2020

Você já conhece a importância da comunicação para um bom relacionamento com todas as pessoas que serão envolvidas no seu projeto?

Não? Então, vamos imaginar o seguinte cenário.

Sua empresa aparece na região sem nenhum plano de comunicação prévia com a comunidade. Talvez algumas pessoas a conheçam, mas a maioria não faz ideia dos seus projetos anteriores.

Os moradores começam a estranhar a movimentação de pessoas e maquinários. Porém, em momento nenhum, qualquer representante chega até eles com informações reais sobre a finalidade do empreendimento.

A falta de informação reina, e a comunidade é deixada à própria imaginação e aos boatos que surgem no popular “boca a boca”.

Logo, você perderá o controle da situação e precisará lidar com todo o tipo de levantes e protestos. Muitos deles nem sequer fazem justiça ao seu tipo de negócio.

E tudo isso, simplesmente, porque você não acreditou na força que um trabalho de comunicação bem feito pode ter em uma comunidade.

Comunicação e informação: as duas rotas essenciais

Agora que você já consegue ter um panorama de como a comunicação, ou a falta dela, pode ser definidora de um projeto de sucesso ou um grande fracasso, vamos acompanhar as duas visões que importam neste processo.

A visão da sua empresa sobre a comunidade

Obviamente que, ao escolher a área para implantar o seu projeto, você deve ter realizado estudos e diagnósticos sociais e ambientais para conhecê-la melhor.

Caso tenha contratado um bom serviço de consultoria socioambiental, já deve estar ciente de todas as formas possíveis que seu projeto poderá impactar a área. E de todas as soluções que podem ser aplicadas para minimizar qualquer efeito negativo na região.

Ou seja, para realizar a sua escolha, você foi atrás de conhecimento e informação. Só assim, pôde sentir tranquilidade e segurança para seguir em frente com o projeto.

A visão da comunidade sobre a sua empresa

Da mesma forma que você, a comunidade anseia por mais informações e pela comunicação sobre o seu projeto. Ela quer saber como o novo empreendimento irá funcionar, quais serão os benefícios e os danos que poderá causar.

A comunidade também quer ter tranquilidade e segurança em relação ao seu empreendimento.

Por isso, não negligencie a necessidade de informar e estabelecer uma comunicação direta. Ela pode ser a diferença entre um bom relacionamento com a comunidade e uma batalha duradoura que poderá definir uma trajetória não desejada e não planejada no seu negócio, além da questão do tempo que pode levar esta disputa.

Um exemplo de comunicação bem sucedida com a comunidade

Conhecer para aprimorar: como a comunicação pode melhorar as relações entre a sua empresa e a comunidade local
Foto: Synergia

Em 2013, realizamos o Programa de Comunicação Social do Porto Sudeste.

Nossa meta era levar informações a respeito do projeto por meio do desenvolvimento e da execução de estratégias e ações de comunicação que construíssem uma relação positiva e dialógica entre a comunidade e o empreendedor.

A estruturação e a implantação de atividades de caráter informativo, social, educativo e comunicacional permitiram atingir os diversos públicos e formadores de opinião dos municípios de Itaguaí e Mangaratiba.

Nossas ações foram essenciais para que a população compreendesse, aceitasse e ganhasse confiança no empreendimento. Confira algumas delas:

  • Mapeamos e entrevistamos atores estratégicos entre lideranças, diretores(as) de escolas públicas, representantes de conselhos municipais e comunitários e do poder público.
  • Promovemos seminários de comunicação para os(as) colaboradores(as) do empreendimento.
  • Produzimos peças gráficas em apoio às ações do programa.
  • Realizamos visitas guiadas com o público externo.
  • Organizamos reuniões com entidades de pesca, e implementamos a “Comunicação em Mar” com a população e órgãos competentes para debater as atividades de dragagem e derrocagem do canal de acesso.

A comunicação com a comunidade pode ser o diferencial para um bom relacionamento

Agora que você já entendeu o poder da comunicação e a importância de se manter um bom relacionamento com a comunidade, temos uma pergunta final:

Como é a comunicação entre a sua empresa e a comunidade onde ela atua?

Se você não sabe, tem dúvidas, ou entende como funciona, mas gostaria de melhorar, procure um de nossos consultores!

A Synergia Consultoria Socioambiental tem as melhores soluções de comunicação para aprimorar a relação entre a sua empresa e a comunidade. Atuamos em ações voltadas ao planejamento, realização e gerenciamento de projetos sociais, urbanos e ambientais para os setores público e privado.

Conheça mais sobre nossas soluções para gestão de conhecimento e gestão e prevenção de crises por meio da comunicação com a comunidade.

4 – Educação de qualidade
10 – Redução das desigualdades

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