Notícia

Desenvolvimento social: por que a sua empresa precisa se preocupar com as pessoas e territórios em que atua?

Publicado em: 19/11/2020

 

Mulheres seguram material do Programa Mover

Foto: Synergia

Não pensar no desenvolvimento social de uma região pode afetar diretamente o seu negócio ou empreendimento.

E, por outro lado, o seu empreendimento também afeta diretamente o desenvolvimento social de uma região.

É o que cada vez mais empresas estão descobrindo.

Continue a leitura e descubra você também o motivo da sua empresa não poder ficar de fora deste tema.

O desenvolvimento social é uma via de mão dupla

Sim, se o desenvolvimento social consiste em mudanças positivas nas relações entre indivíduos, grupos e instituições de uma sociedade, ele também reflete positivamente nos resultados da sua empresa.

A dualidade do relacionamento entre empresas e comunidades pode se dar em diversas áreas, principalmente quando pensamos este tipo de serviço aplicado a projetos de setores públicos e privados.

Para o setor público

Os índices de desenvolvimento social de uma área podem ser decisivos em várias instâncias.

Por isso, projetos que agreguem conhecimento e invistam em capacitação e educação, que favoreçam a geração de emprego e renda são importantes, mas também respeitando os modos de vida dessa população

No caso de intervenções diretas na sociedade e no meio ambiente da região, como construções nos setores de Habitação, Saúde e Saneamento, os resultados podem ser imediatos.

Porém, ainda que sejam resultados a longo prazo, eles chegam.

Tudo isso reflete nos indicadores finais da gestão pública, aumentando a popularidade e melhorando a imagem do governo responsável pelas intervenções.

Para o setor privado

O acompanhamento do desenvolvimento social da região em que a empresa atua é fundamental.

Em primeiro caso, para fornecer material com o qual seja possível trabalhar na área e se desenvolver uma relação de confiança e troca com a comunidade.

Em segundo caso, para empresas que atuam com a área comercial voltada diretamente para os clientes da região, é necessário fortalecer positivamente a imagem da empresa.

Em último caso, para empreendimentos que poderão impactar as comunidades ao redor, causando algum dano, investir em soluções de desenvolvimento social se torna uma das respostas para sanar possíveis consequências.

Como aplicamos soluções de desenvolvimento social para o setor público e privado, ao mesmo tempo?

Em 2013, a Synergia teve a oportunidade de colocar em prática um projeto de desenvolvimento social que envolveu tanto o setor público quanto o privado.

Inicialmente elaborado para a Anglo American, o Programa Mover tinha como principal objetivo qualificar moradores da região para ocuparem 3 mil cargos no empreendimento Minas-Rio.

Porém, ele traria tantos outros benefícios para a área que, em 2014, foi firmada uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Isso porque, entre as metas, estava reduzir a evasão dos cursos do Senai voltados à capacitação de mão de obra para a mineração. Fato que tornou a pareceria ainda mais interessante para todos.

Assim, os serviços trouxeram benefícios para os municípios de Conceição do Mato Dentro, Serro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, em Minas Gerais.

Conheça algumas das ações que foram implementadas:

  • Gestão social para a atração, qualificação e retenção da mão de obra local.
  • Elaboração de uma ferramenta digital (portalmover.angloamerican.com.br) para a área de recursos humanos da Anglo American.
  • Pesquisa socioeconômica, junto a 7.349 domicílios, para caracterizar os públicos-alvo e levantar os temas de interesse para as telessalas.
  • Ônibus Mover: equipado com 16 computadores e acesso à internet, rodou os municípios para desenvolver ações com foco na inclusão digital e na orientação sobre temas específicos voltados para a qualificação profissional.
  • Oficinas e palestras voltadas para a temática do empreendedorismo e empoderamento da comunidade.
  • Compartilhamento das ferramentas educativas (Portal e Ônibus Mover) para 7 escolas, beneficiando cerca de 1.000 alunos do ensino médio e 140 professores e gestores.
  • Implementação de novas metodologias, como a Grassroots Comics e Rodas de Conversas, que possibilitaram aos alunos conhecerem as profissões disponíveis no mercado de trabalho.
  • Ação “Café com Professores”, que aproximou e sensibilizou 80 docentes para o uso, em sala de aula, das ferramentas oferecidas pelo programa.

O desenvolvimento social é o caminho

Como você pôde acompanhar, setores públicos e privados terão resultados específicos, relacionados ao desenvolvimento social, para as suas áreas.

Porém, em âmbito geral, todos se beneficiam das soluções voltadas para o desenvolvimento social aplicadas aos seus respectivos objetos de interesse.

Ao fim, a população é beneficiada por alcançar protagonismo e, obviamente, o desenvolvimento social.

Já as empresas e órgãos públicos responsáveis pela implementação dos projetos se beneficiam por meio da boa imagem, relacionada à preocupação com a comunidade, pela responsabilidade social que apresentam e, também, pelo desenvolvimento social da própria comunidade.

É um jogo em que todos ganham. E muitos já perceberam isso.

Aproveite para conhecer os nossos cases de sucesso, encontrar empresas que já investem em desenvolvimento social e se inspirar.

E se a sua empresa não quer ficar de fora, procure nossos consultores!

A Synergia Consultoria Socioambiental possui as melhores soluções na área de Desenvolvimento Social.

Fique por dentro