Notícia

Incêndios no Pantanal: Parque Estadual Encontro das Águas, principal refúgio das onças-pintadas, é a área mais atingida

Publicado em: 12/11/2023

Os incêndios no Pantanal se intensificaram nos últimos meses e o principal território impactado está sendo o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios Poconé e Barão de Melgaço. A reserva, que possui 108 mil hectares, já teve cerca de 36 mil deles atingidos pelo fogo.

As queimadas preocupam sobretudo pelo fato de o parque ser considerado a região com a maior concentração de onças-pintadas não apenas do Pantanal, mas do mundo. A região abriga, ainda, mais de 5 mil espécies de fauna e flora.

Segundo os dados divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o incêndio na região, que começou no início de outubro (dia 1º), já havia sido controlado e considerado extinto ao final do mês (dia 31), como resultado das chuvas e do trabalho de agentes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso.

Porém, o fogo voltou a atingir o local no dia 7 de novembro. As altas temperaturas e as fortes rajadas de vento teriam sido a causa da reignição, conforme o pronunciamento do tenente-coronel Marco Aires, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). As autoridades alertaram para o fato de que não há previsão de novas chuvas para a região, apenas de calor intenso.

Incêndios no Pantanal atingem Parque Estadual Encontro das Águas Foto-Mayke-Toscano_Secom-MT
Incêndios no Pantanal atingem Parque Estadual Encontro das Águas. Foto: Mayke Toscano/Secom MT

Os dados do Lasa indicam, ainda, que este já é o segundo pior ano de queimadas no território desde 2013. E os/as especialistas acreditam que há grandes chances de que o acumulado de 2023 supere o de 2013, considerando que ainda estamos no mês de outubro.

Em 2020, na pior seca dos últimos 50 anos, que resultou em aumento histórico de 220% de focos de incêndio no Pantanal, o Parque Estadual Encontro das Águas chegou a ter mais de 85% da área atingida pelo fogo. Na época, a Synergia Socioambiental deu início à campanha Synergia Em Defesa Do Pantanal, com o objetivo de arrecadar recursos para apoiar financeiramente o trabalho das ONGs que já atuavam em prol da conservação do bioma mesmo antes da tragédia ambiental daquele ano.

Sistema de Monitoramento e Painel Aracuã: acompanhamento da situação em tempo real auxilia na prevenção de incêndios no Pantanal

Lançado oficialmente no final de outubro, como uma das estratégias de prevenção aos incêndios no Pantanal, o Sistema de Monitoramento Aracuã tem ajudado a evitar os focos de incêndio na região, mesmo com as condições adversas que têm agravado as queimadas.

Resultado do desenvolvimento de uma metodologia personalizada de monitoramento de focos de calor e análise de dados territoriais no bioma Pantanal, aliado aos alertas em tempo real para as Brigadas Pantaneiras (BPAN), o sistema tem facilitado a prevenção ativa na região, evitando uma tragédia ainda maior.

Incêndios no Pantanal atingem Parque Estadual Encontro das Águas Foto-Site-O-Documento
Esforços das brigadas estão concentrados na região do Parque Estadual Encontro das Águas. Foto: Site O Documento

Uma das etapas do Sistema de Monitoramento Aracuã, o Painel Aracuã – desenvolvido pela Synergia – possibilita o monitoramento de dados variados, incluindo dados sobre histórico de focos de calor registrados, qualidade da vegetação, características do terreno, infraestruturas existentes e ações preventivas adotadas, e pode desempenhar um papel fundamental na região, ajudando na previsão para os meses seguintes e no desenho de estratégias de prevenção e combate ao fogo.

Para a ocasião do lançamento do Sistema, a Synergia desenvolveu um painel específico, contemplando a área do Parque Estadual Encontro das Águas, que estava sendo atingido pelas primeiras queimadas, em outubro.

Painel Aracuã: monitoramento de focos de calor no Pantanal
Painel Aracuã: território do Parque Estadual Encontro das Águas. Clique na imagem para ampliar.

Marcos Vinicius Quizadas de Lima, especialista de Geoprocessamento da Synergia, destaca a interpretação facilitada dos dados, possibilitada pelo painel, como um suporte essencial para a compreensão da complexidade dos incêndios no Pantanal: “Ao utilizar informações históricas e análises de dados em tempo quase-real, esses painéis não apenas oferecem clareza para especialistas, mas podem ajudar o público geral na identificação de padrões cruciais no combate e prevenção de incêndios florestais. Este entendimento aprimorado pode ser uma peça-chave na proteção efetiva do Pantanal e ajudam a impulsionar a conscientização”, aponta.

13 – Ação contra a mudança global do clima
15 – Vida terrestre

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.