Publicado em: 06/09/2024
Nos últimos anos, as Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) têm ganhado destaque por seu potencial de utilizar os serviços ecossistêmicos para gerar valor ambiental, social e econômico. Isso porque elas promovem ações de adaptação climática por meio de projetos que envolvem a natureza, como restauração de florestas e encostas, agricultura regenerativa, entre outras alternativas.
No entanto, para que esses projetos alcancem os impactos e benefícios socioambientais necessários, é fundamental reconhecer que as Soluções Baseadas nas Pessoas (SBPs) são a chave para o sucesso. A inclusão das pessoas, comunidades e territórios não é apenas desejável, mas essencial para o sucesso e a sustentabilidade dessas iniciativas.
Projetos que não priorizam o envolvimento das comunidades locais podem enfrentar desafios de compliance e resistência, especialmente quando os interesses financeiros, como a comercialização de créditos de carbono, entram em jogo.
É nesse contexto que a Synergia Socioambiental propõe as Soluções Baseadas nas Pessoas, uma abordagem inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções, por meio do lançamento do Guia Synergia de Restauração Florestal na Amazônia – Soluções Baseadas nas Pessoas.
Gabriel Berton, coordenador de projetos da Synergia e um dos autores do Guia, fala sobre a importância das Soluções Baseadas nas Pessoas: “As SBPs priorizam a melhoria das condições de vida das pessoas, a geração de emprego e renda digna, a igualdade de tratamento para todos, a participação ativa na governança dos projetos e a preservação dos recursos naturais locais. Esses blocos de objetivos formam uma base sólida para que as comunidades se sintam parte integrante do processo, desde o planejamento até a execução dos projetos.”
O Guia Synergia de Restauração Florestal na Amazônia – Soluções Baseadas nas Pessoas, produzido pelo Centro de Estudos Synergia, mostra que ao partir de uma estratégia territorial que valoriza os saberes locais e promove o desenvolvimento econômico das comunidades, as Soluções Baseadas nas Pessoas buscam maximizar os benefícios sociais e econômicos para todos os envolvidos.
Essa abordagem não se limita a consultar as comunidades, mas as envolve ativamente no processo de co-criação, garantindo que as soluções desenvolvidas sejam realmente adequadas às suas necessidades e aspirações.
Entre as soluções apontadas está a priorização de áreas para restaurar onde seja possível maximizar o impacto social positivo e o compartilhamento de ganhos e benefícios. Para isso, podem ser implementados os Sistemas Agroflorestais (SAFs), por exemplo, que possuem grande potencial de desenvolvimento econômico e de geração de renda para as populações locais.
Outra alternativa apontada no Guia é o mercado de crédito de carbono, já que para o sucesso dos projetos de carbono é necessário levar em consideração as questões socioambientais, como consulta às populações locais, tradicionais e indígenas e o compartilhamento de ganhos e benefícios com essas comunidades.
O Guia reforça, ainda, que a atenção ao benefício social e às comunidades locais é vista como prioritário e estratégico, além de fortalecer a proposição das Soluções Baseadas nas Pessoas para que os projetos de restauração – e carbono em geral – tenham o seu impacto local e social maximizado.
Ao compreender o papel decisivo da Amazônia e das pessoas que ali estão, o Guia mostra que as Soluções Baseadas na Natureza e nas Pessoas aplicadas para a restauração da Amazônia promovem o incentivo ao empreendedorismo, o fortalecimento logístico, o estímulo ao cultivo, viabiliza a bioeconomia, promove o associativismo e cooperativismo, entre outros benefícios sociais e locais.
Gostou e quer saber mais? Baixe agora o Guia Synergia de Restauração Florestal na Amazônia – Soluções Baseadas nas Pessoas e fique por dentro das informações mais importantes sobre restauração florestal e Soluções Baseadas nas Pessoas!
Cadastre-se e receba nossas novidades.