Radar

Virada ODS promove debates com a população sobre os objetivos da Agenda 2030

Publicado em: 21/06/2023

A Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) aconteceu em São Paulo, nos dias 17 e 18 de junho. O evento, organizado pela Prefeitura de São Paulo, tinha o objetivo de conscientizar a população sobre os 17 ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e firmar o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, a partir do tema “Vire a chave para o futuro”.

Como forma de abordar os objetivos com a população, o evento contou com atividades culturais e educacionais, feira de expositores, festival de música, hackathon e palestras de especialistas internacionais e nacionais.

Virada ODS promove debate sobre combate ao racismo e à xenofobia com especialistas e personalidades. Foto: Print da live Virada ODS
Virada ODS promove debate sobre combate ao racismo e à xenofobia. Foto: Print da live Virada ODS

Para a Virada ODS foram definidas cinco áreas de atuação que demandam maior esforço para alcance dos ODS e que guiaram as conversas entre especialistas e a população. São elas:

  • Combate ao racismo e à xenofobia;
  • Mudanças climáticas;
  • Acessibilidade e inclusão;
  • População em situação de rua;
  • ESG x ODS.

Durante palestra sobre combate ao racismo e à xenofobia, os/as participantes apontaram a importância de ações para o acolhimento de pessoas em situação de refúgio e como o combate ao racismo é primordial para a saúde física e mental da população preta.

Ismália Afonso da Silva durante palestra sobre o combate ao racismo e à xenofobia. Foto Print da Live Virada ODS
Palestra aponta que o combate ao racismo é primordial para a saúde física e mental da população preta. Foto: Print da live Virada ODS

Além disso, durante o evento, a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos apresentou projetos de impacto social, como o Programa Redenção, que desenvolve ações integradas de assistência social, direitos humanos, saúde e trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que possuem dependência de álcool e outras drogas.

Outro projeto apresentado foi o Rede Daora, que promove a formação cultural e o desenvolvimento econômico de jovens, a fim de prepará-los/as para o mercado de trabalho.

A expectativa dos/as organizadores/as é de que o evento de dois dias tenha alcançado e mobilizado milhares de pessoas, superando os números do evento de 2022, em que mais de 25 mil pessoas estiveram presentes, mais de 320 mil pessoas acompanharam o congresso internacional on-line, além da população impactada por mídias offline, como jornais em transporte público e relógios de rua com material da Virada.

Saiba mais sobre como foi a Virada ODS:

Palestra com Ayo Tometi – co-fundadora do Black Liver Matter

Transmissão do segundo dia da Virada ODS

Prefeitura apresenta na Virada ODS projetos para redução das desigualdades

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.