Mapa interativo para formular diagnóstico socioambiental

Diagnostico socioambiental de empreendimentos em bairros de São Paulo SP

A construção de quatro empreendimentos situados nos bairros de Vila Mariana e Saúde, na Grande São Paulo, afetou a qualidade de vida da vizinhança. A emissão de ruídos, trânsito de veículos pesados e questionamentos sobre a segurança e a depreciação dos imóveis do entorno geraram incertezas que originaram conflitos com os moradores locais.

A Synergia foi responsável pela realização de um diagnóstico socioambiental que integrou o mapeamento e caracterização da dinâmica territorial, dos valores urbanísticos, sociais e ambientais reconhecidos pela vizinhança. A partir do aprofundamento em temas como segurança pública, transporte, educação, saúde, demografia e acesso a serviços, foi possível compreender as necessidades da vizinhança.

A metodologia do diagnóstico, que aconteceu inicialmente em um único empreendimento, foi replicada pelo cliente em várias outras obras do setor imobiliário, devido aos bons resultados obtidos.

O levantamento do perfil sociocultural e econômico da comunidade do entorno, e da sua percepção sobre os empreendimentos, possibilitou o estabelecimento de diálogo e de uma relação de confiança com a comunidade.   

O diagnóstico indicou diretrizes e estratégias para o Programa de Investimento Social a ser definido pelos empreendedores, identificando as demandas sociais priorizadas. Por meio dele, também foi possível oferecer recomendações para o Plano de Comunicação dos projetos habitacionais, com o objetivo de instaurar a harmonia entre moradores e empreendimento.

Recursos aplicados

  • Estudos e diagnósticos
  • Pesquisas quantitativas e qualitativas
  • Criação e produção gráfica, audiovisual e multimídia
  • Avaliação de impactos socioeconômicos e ambientais
  • Mapeamento das partes interessadas
  • Mediação e gestão de conflitos
Ficha técnica

Setor de atuação: Infraestrutura

Local: São Paulo

Período: 2013

Cliente: Odebrecht

Abrangência: Bairros de Vila Mariana e Saúde, no município de São Paulo / SP.

Objetivo: Minimizar conflitos entre o empreendimento imobiliário e os moradores da região.

Resultados: Estabelecimento de relações harmoniosas entre o empreendimento e os moradores da região, durante a fase de obras; comunicação dos transtornos das obras aos moradores; redução de conflitos de vizinhança.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
A partir do perfil da vizinhança foram definidos os processos e maquinários que seriam utilizados na obra, reduzindo, assim, conflitos entre o empreendimento e a vizinhança.
Marcileia Toledo
Gerente de projetos
São Paulo
Marcileia Toledo
Gerente de projetos
São Paulo

Galeria do projeto

Nossos Cases

Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.