Estudante lado do ônibus de capacitação profissional

Programa Mover: desenvolvimento social por meio do incentivo ao empreendedorismo e da capacitação profissional

O Programa Mover tinha em seu escopo o desafio de garantir que o setor de Recursos Humanos da Anglo American conseguisse, em 1 ano, mobilizar 3 mil trabalhadores. Além disso, a ideia era realocar 1.200 alunos de Ensino Médio para os postos de trabalho do empreendimento Minas-Rio, que deveriam ser ocupados com mão de obra local.

Parte dessa mão de obra, voltada para atividades específicas da mineração, deveria ser capacitada por meio de cursos realizados pelo Senai. Porém, o número de interessados mobilizados era pequeno e grande parte dos alunos abandonava o curso antes de sua conclusão, ou não conseguia acompanhá-lo, por déficits acumulados de aprendizagem.

Soma-se a este contexto uma apreensão da pacata comunidade local causada pela intensa movimentação social de milhares de trabalhadores da obra, ocupando hotéis, pousadas, casas, e impulsionando de forma desordenada a infraestrutura de comércio e serviços.

A qualificação profissional resultou na ocupação de melhores posições de trabalho, no aumento de renda e no desenvolvimento de fornecedores locais, por meio de atividades presenciais e à distância.

O desafio era, portanto, o de mobilizar o público-alvo, garantir o reforço pedagógico e o engajamento nos cursos do SENAI e, simultaneamente, capacitar a população, majoritariamente rural, para ocupar os espaços abertos de fornecimento de serviços e produtos para a mineradora e para suprir a demanda gerada pela nova dinâmica social.

Como solução, uma rede social de desenvolvimento local foi criada com ações educativas voltadas a atrair e qualificar potenciais trabalhadores e empreendedores locais. O projeto apoiou-se numa unidade itinerante montada em um ônibus (Ônibus Mover), equipada com 16 computadores e acesso à internet. Por meio dela, foi possível disponibilizar cursos com foco na inclusão digital, empreendedorismo, profissionalização e reforço nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Uma grande pesquisa censitária foi realizada, levantando as principais demandas de conhecimento e potencial de geração de renda dos municípios afetados pelo projeto (Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas), orientando a escolha dos cursos e a logística das atividades itinerantes.

Recursos aplicados

  • Formação e capacitação de mão de obra
  • Qualificação de fornecedores
  • Relacionamento com comunidades
  • Capacitação social para a gestão e controle de projetos locais
  • Educação à Distância
Ficha técnica

Setor de atuação: Gestão Pública

Local: Minas Gerais

Período: 2013 - 2015

Cliente: Anglo American

Abrangência: População entre 19 e 33 anos, moradora dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim/MG, com atenção especial para mulheres e portadores de deficiência.

Objetivo: Qualificar moradores para ocuparem 3 mil cargos no empreendimento Minas-Rio, melhorar a qualidade dos serviços e comércio em Conceição do Mato Dentro e reduzir a evasão dos cursos do Senai voltados à capacitação de mão de obra para a mineração.

Resultados: Melhoria das relações da comunidade com o empreendimento, aumento da autoestima dos participantes, qualificação profissional, inclusão digital de moradores de comunidades rurais e das comunidades urbanas de pequeno porte, integração de projetos sociais via plataforma digital (capacitação de fornecedores, reforço escolar, apoio ao empreendedorismo); integração social com foco no empreendedorismo.

Soluções relacionadas a este case:

Palavras de quem fez parte

Aspas
Tudo que você aprende é um patrimônio seu. Ninguém tira. Então, aprender coisas novas é sempre bom. No meu caso, eu não sabia nem ligar um computador.
Ronan Pimenta
Morador de Conceição do Mato Dentro
Minas Gerais
Aspas
O Programa Mover abriu horizontes de oportunidades. As pessoas começaram a pensar no que poderiam trabalhar. O simples fato de ter um e-mail e conseguir se comunicar no mundo digital foi libertador para muitas pessoas que estavam territorialmente isoladas.
Jussara Couto
Gerente comercial
Minas Gerais
Jussara Couto
Gerente comercial
Minas Gerais

Galeria do projeto

Nossos Cases

Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.