Radar

Agenda Davos 2021 e as pautas de interesse socioambiental

Publicado em: 10/02/2021

Agenda Davos antecipa Fórum Econômico Mundial

Foto: Iberdrola

Com o tema “O Grande Reinício” (“Great Reset”), a Agenda Davos, evento on-line relacionado ao Fórum Econômico Mundial de Davos, antecipou o assunto de destaque da versão presencial do evento, remarcada recentemente para agosto, em Cingapura.

E como ficou previsto em 2020, a discussão não poderia ser diferente: como estimular a recuperação mundial e reduzir os impactos causados pela pandemia de Covid-19, por meio de propostas de curto, médio e longo prazo.

Embora seja um evento para o debate das principais medidas políticas e econômicas que podem ser tomadas para garantir uma suposta estabilidade mundial nesses quesitos, o fórum também serve como uma prévia das questões socioambientais que estarão em voga durante o ano.

É importante lembrar que política e economia, e seus impactos, estão diretamente relacionadas a medidas que afetam a sociedade e o meio ambiente. E o encontro on-line trouxe essa preocupação, destacando as ações sociais e de preservação ambiental acima das questões estritamente financeiras.

Além da crise social, agravada pela pandemia, as mudanças climáticas foram amplamente discutidas. A necessidade de cooperação regional e global e o investimento em sustentabilidade estiveram presentes em praticamente todas as falas dos/as participantes.

Os tópicos abordados durante o encontro foram relacionados aos seguintes temas principais:

  • Como salvar o planeta: sobre as mudanças climáticas, medidas de reparação e sustentabilidade e mudanças na gestão ambiental;
  • Economias mais justas: sobre como implementar e facilitar políticas de acesso à saúde, educação e equidade de oportunidades, por meio de crescimento econômico que possa ser abrangente para todas as classes.
  • Tecnologia para o bem: sobre os impactos que as novas tecnologias podem trazer, positivos e negativos, e de como é importante que isso aconteça sem deixar de lado a diversidade e a inclusão.
  • Sociedade e futuro do trabalho: sobre empreendedorismo, justiça racial, paridade de gênero, novos contratos sociais, re/qualificação profissional e a Quarta Revolução Industrial.
  • Negócios melhores: sobre a transformação dos negócios, com práticas sustentáveis, capitalismo de stakeholders e organizações inclusivas.
  • Futuros saudáveis: sobre os desafios da área da saúde e a necessidade de acesso justo para todos e todas. A saúde mental e problemas como depressão, ansiedade e estresse no trabalho também foram abordados.
  • Além da geopolítica: sobre a necessidade de cooperação global e regional, e os desafios para se ter nações mais unidas em prol do planeta.

Destacamos as principais notícias sobre a Agenda Davos e as pautas mais importantes para a área socioambiental que foram discutidas no encontro.

Mais pobres levarão 14 anos para repor perdas da pandemia, diz relatório da Oxfam

Crise social, financeira, conflito nuclear: o que preocupa a elite de Davos?

These are the top impacts from The Davos Agenda

Davos debaterá a recuperação mundial pós pandemia

Davos Agenda: What you need to know about the future of work

Agenda de Davos 2021: capitalismo de stakeholders e métricas de ESG em alta

Para assistir:

No canal do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) você encontra todas as apresentações e debates da Agenda Davos 2021, em inglês.

Fique por dentro