Radar

Pesquisa simula em imagens e vídeos o impacto do aumento do nível do mar em cidades do Brasil e do mundo

Publicado em: 25/10/2021

Aumento do nível do mar - Alasca

Imagem aérea de povoado da região de Kivalina, no Alasca, ameaçado pelo aumento do nível do mar. Foto: Joe Raedle (AFP)

O aumento do nível do mar pode causar graves mudanças nos cenários de grandes cidades do Brasil e do mundo nos próximos 200 a 2.000 anos. É o que aponta a pesquisa “Unprecedented threats to cities from multi-century sea level rise” (em tradução livre, “Ameaças sem precedentes às cidades decorrentes do aumento do nível do mar em vários séculos”), publicada na revista científica Environmental Research Letters.

Pesquisadores/as da ONG Climate Central, responsáveis pelas previsões, criaram imagens e vídeos que ilustram como a elevação do mar afetaria diversos países. Nas simulações, cenários conhecidos estão tomados pelas águas. De acordo com o estudo, o mar pode vir a invadir áreas que abrigam cerca de 10% da população global após o aumento de 3°C no aquecimento em relação à temperatura atual. Confira uma das simulações:

É importante lembrar que diminuir as emissões de carbono e limitar o aumento da temperatura global em 1.5 °C, em relação aos níveis industriais, é uma das metas do Acordo de Paris para evitar o aquecimento global, as mudanças climáticas e suas consequências.

Segundo a pesquisa, se não diminuirmos as emissões de carbono e evitarmos o aquecimento, os mares podem atingir de 1 a 10 metros de aumento em seus níveis no tempo previsto de 200 a 2000 anos. Atualmente, o Serviço de Monitoramento do Meio Marinho estima que já estamos atingindo um aumento de 3,1 milímetros (mm) por ano no nível dos oceanos.

O Brasil, por ter uma grande extensão de faixas litorâneas, é bastante suscetível ao aumento das águas. Os efeitos já são sentidos em diversas cidades costeiras, afetadas por inundações e diminuição das faixas de areia nas praias.

O tema do aquecimento global e suas consequências deve ser extensamente debatido na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), que será realizada este ano e terá cobertura diária da Synergia em nosso site e redes sociais.

 

Selecionamos as principais notícias sobre a pesquisa. Confira!   

Imagens revelam como aumento do nível do mar pode mudar cidades no Brasil e no mundo

Futuro debaixo d’água: como será a elevação do nível do mar no mundo todo

Simulações mostram aumento do nível do mar engolindo cidades inteiras

Imagens mostram como nível do mar pode afetar cidades brasileiras

Assista aos vídeos de todas as simulações no canal do Climate Central no Youtube.

 

Fique por dentro