Notícia

Guia Antirracismo: para entender o racismo, as questões enfrentadas pela população negra no Brasil e aprender a ser antirracista

Publicado em: 03/03/2021

O Mês da Consciência Negra passou. Mas lutar contra o racismo precisa ser uma tarefa diária. As discussões de temas como representatividade, proporcionalidade e equidade não podem deixar de fazer parte do nosso cotidiano. Elas são fundamentais para construirmos a base para uma sociedade antirracista e contra o preconceito.

Por isso, a Synergia lançou o Guia Antirracismo.

Acreditamos que apenas por meio de educação e conscientização seremos capazes de construir uma sociedade que cobre políticas públicas e ações afirmativas apropriadas para combatermos o racismo e seguirmos em direção a uma coletividade mais justa.

O Guia Antirracismo foi um material produzido para a nossa campanha interna de Mês da Consciência Negra. Mas ele ganhou vida própria, demonstrando-se tão rico e completo na abordagem das questões raciais que sentimos a necessidade de compartilhar externamente.

A iniciativa também ocorreu a pedidos de colaboradores e colaboradoras, que enxergaram nesse material um dos tópicos principais do manifesto Synergia: trabalhar para apoiar a evolução de indivíduos, comunidades e organizações.   

guia antirracismo: mulher negra sendo aplaudida em apresentação

Foto: Deposit

Um pouco do que você vai encontrar em nosso Guia Antirracismo  

Para abordarmos os assuntos de forma mais abrangente, o Guia Antirracismo foi dividido em três partes. Confira!

Principais questões que envolvem a população negra no Brasil

Na primeira parte do Guia, trazemos seis temas importantes para começar a entender algumas das situações que afligem a população negra brasileira, assim como a origem desses problemas.

São tópicos fundamentais para a evolução no ato de compreender a necessidade de respeito à dignidade e às diferenças raciais:

  • Racismo estrutural e suas consequências na sociedade
  • Representatividade e proporcionalidade
  • Lugar de fala e a escuta cuidadosa com as questões de negritude
  • Consumo e apropriação da cultura negra e padrões de beleza
  • Políticas educacionais afirmativas e cotas
  • Processo educacional de se tornar antirracista e combater o racismo.

Para uma imersão no tema da negritude e no antirracismo

Para ajudar a continuar nessa jornada antirracista, na segunda parte do Guia, separamos um material com diversos formatos de conteúdo, que abordam questões de negritude e de como acabar com o preconceito.    

Aqui, você vai encontrar sugestões de: 

  • Livros 
  • Sites
  • Revistas, matérias, colunas, cadernos e jornais
  • Podcasts
  • Filmes, documentários e séries
  • Canais do Youtube
  • TED Talks
  • Cursos
  • Jogos

E, claro, perfis do Instagram para seguir, incluindo intelectuais que ajudam a entender o racismo no Brasil e produzem conteúdos sobre o tema.    

Expressões racistas que devemos excluir de nosso vocabulário

Na última parte do nosso Guia Antirracista, você encontra um pequeno dicionário de expressões que reforçam o preconceito e a discriminação. Muitas delas, são reproduzidas apenas por desconhecimento. 

Então, esta é a sua oportunidade de conhecer a origem das expressões e entender o porquê de não podermos mais continuar a pronunciá-las. 

Leia, conscientize-se e, claro, espalhe o antirracismo

E aí, bateu a curiosidade para conhecer esse material incrível? A gente espera que sim. 

Por isso, disponibilizamos o download do Guia Antirracismo completo para você

Guia antirracismo Synergia botão download

São 79 páginas de conteúdo, criado com muita pesquisa, dedicação e esperança de que este Guia possa ser, ao menos, um pequeno passo para alcançarmos uma sociedade com mais oportunidades para a população negra, fundamentada em equidade, representatividade e zero preconceito.

Baixe o seu guia e compartilhe essa ideia!

 

Sejamos antirracistas!

 

Fique por dentro