Notícia

Método Scrum: testamos o uso no âmbito Socioambiental

Publicado em: 26/11/2020

Você sabe como o método Scrum pode ajudar a sua empresa, ou equipe, a trabalhar melhor e em menos tempo?

Aqui na Synergia Consultoria Socioambiental, somos adeptos do método desde 2015.

Adotado em caráter experimental, como metodologia para gestão e planejamento de projetos socioambientais, o Scrum ganhou corações e lugar garantido no dia a dia das nossas tarefas.  

Confira um pouco da nossa experiência com o método e como ele ajudou na entrega de valor aos clientes! 

Conhecendo o método Scrum

De forma resumida, o Scrum funciona com a definição de objetivos, realizados em sequências predefinidas e expostas para que toda a equipe as veja e acompanhe. A ideia é dividir uma grande meta em pedaços menores.

Os objetivos devem ser atingidos em intervalos definidos de tempo, ou ciclos, denominados de sprints pela metodologia. No início de cada sprint, é feita uma reunião para o planejamento de tudo o que será realizado durante ele.

A própria equipe determina a quantidade de trabalho que deverá ser concluída naquela etapa. As tarefas selecionadas como prioritárias são anotadas em post-its, colados em um mural onde é possível visualizar o progresso delas.

Ao final do sprint, a equipe se reúne para conferir como foi o andamento das atividades e os seus resultados. Ela também analisa quantos post-its foram concluídos.

Além de possibilitar um feedback quase imediato, a metodologia colabora para que a equipe verifique se está seguindo o rumo certo do trabalho e possa corrigir erros antes da finalização.

O livro Scrum - a Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, de Jeff Sutherland, é o manual oficial sobre o método.

Você também encontra muito material explicativo sobre o Scrum na internet.

Indicamos este texto bem completo sobre o tema.

E um vídeo que pode ajudar a entender melhor o funcionamento prático do método:   

Como a nossa empresa aproveitou o método Scrum

O método Scrum é fortemente reconhecido no âmbito da tecnologia como uma abordagem inicialmente desenvolvida para ser aplicada à gestão de projetos de software.

A iniciativa de adoção do método Scrum no contexto socioambiental, surgiu da experiência ao longo de dois anos de projetos realizados em parceria com a Caiena, uma empresa de tecnologia que estimula o desenvolvimento do país ao produzir soluções inovadoras para a gestão do conhecimento.

Dessa parceria, resultou o Sistema de Inteligência Socioambiental (SIS), um software para a coleta de dados primários em campo.

Por meio de um sistema informatizado, composto por tecnologias web e mobile, ele monitora, mensura e permite a gestão das informações exclusivamente em ambiente digital.

O sistema foi uma grande aquisição para o nosso trabalho, pois permitiu aumentarmos a fidelidade das informações, reduzir as inconsistências e tornar as tomadas de decisões mais assertivas.

Para Vinícius Salsotto,  especialista e gestor da área de Tecnologia da Informação da Synergia Consultoria, o SIS “entrega resultados de alto impacto, por sua construção ser realizada de maneira iterativa e incremental, entregando valor com frequência e, assim, reduzindo os riscos do projeto. Essa abordagem tem sido aplicada no contexto socioambiental com resultados muito instigantes.”, comenta.

Qual foi o resultado da utilização do método Scrum?

 

Hoje, quase 5 anos depois do início do experimento, a equipe disseminou o conhecimento do método Scrum para as outras áreas da Synergia.

Elas puderam conferir resultados imediatos no andamento dos processos da empresa, e reconhecem como benefícios da adoção do método:

  • Transparência no progresso do projeto
  • Redução de riscos
  • Maior qualidade dos produtos
  • Entregas frequentes de valor ao cliente

 

Nesse contexto, Salsotto finaliza: “Sempre que um projeto estabelece o seu foco no essencial, caminhando de maneira incremental, com base em transparência, aprendizagem e qualidade contínua, todos os envolvidos ganham com o processo.”.

Visite o site e confira alguns dos nossos cases de sucesso. Você consegue identificar onde a metodologia nos ajudou a facilitar processos?

E na sua empresa, onde você acha que o método Scrum pode colaborar na entrega de valor ao cliente?

 

 

 

Fique por dentro