Notícia

Responsabilidade social para empresas pode ser solução para ajudar a sociedade a se recuperar, e não somente em tempos de pandemia

Publicado em: 11/02/2021

A responsabilidade social é uma demanda cada vez mais presente no dia a dia de empresas. Com consumidores mais conscientes, ser reconhecida como socialmente responsável é extremamente importante para a imagem da empresa.   

Porém, ser responsável não deve ser apenas uma preocupação com a imagem empresarial. É se preocupar com os impactos que a empresa causa dentro do território em que atua, com as formas de colaborar e, ainda, com as pessoas envolvidas nesse processo.

Além de tudo, é preciso pensar de maneira global, considerando que cada empresa que dá a sua contribuição social, dá também um passo importante em direção à cooperação regional e mundial, por meio do exemplo e incentivando outras organizações a fazerem o mesmo.

Em linhas gerais, a responsabilidade social é o que a sua empresa faz nos territórios e pelas comunidades locais em que está inserida, além do que é estipulado por lei. 

Essas ações de apoio a projetos e instituições que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade se fizeram ainda mais importantes durante a crise gerada pelo coronavírus em 2020 e que segue em 2021. 

Enfrentar a pandemia de Covid-19 com responsabilidade social é uma ação que precisa ser reforçada mesmo para as empresas que já atuavam dessa forma, já que muitas pessoas perderam empregos, fonte de renda e qualidade de vida.  

Embora todos os setores estejam lidando com incertezas, manter o comprometimento com as ações socialmente responsáveis, e usar o poder econômico e social para realizar intervenções que diminuam o impacto da pandemia é mais que um comprometimento, é um dever perante a sociedade.   

Responsabilidade social com as comunidades locais

Colaboradora Synergia entrega cesta básica em comunidade

Cada vez mais, a Synergia assume o compromisso de colaborar com instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social, realizando ações para atenuar os problemas da sociedade, e instituições que fomentam o bem-estar social por meio da cultura e do esporte, além das instituições ligadas às questões ambientais.

Ao apoiar uma instituição, uma empresa tem diversas possibilidades, como doações diretas e utilização de Leis de Incentivo Fiscal. Mas, independentemente de qual seja a escolha, é necessário optar por aquelas que reflitam os seus valores. Por isso, nossas ações de investimentos sociais podem ser encontradas nos seguintes grupos:    

  • Fundos para a Infância e Adolescência (FIA): responsabilidade com as crianças e jovens, que precisam de incentivo para assumir suas funções no futuro, cuidando para que a corrente de solidariedade não pare;
  • Conselhos e Fundos dos Direitos do Idoso: responsabilidade com os idosos, que já deram (e ainda dão) suas contribuições para a construção da sociedade;
  • Apoio à Lei Rouanet de Incentivo à Cultura: responsabilidade com a cultura, agente de fortalecimento identitário e criação do senso de pertencimento de um povo a uma sociedade;
  • Apoio à Lei de Incentivo ao Esporte: responsabilidade em fomentar o esporte, capaz de melhorar a saúde física e psicológica, além das habilidades sociais, durante diversas fases da vida de um ser humano.

Instituições que refletem os valores da empresa

A responsabilidade social por meio do investimento financeiro requer garantias de representação dos valores para a empresa que a realiza. Assim, é necessário escolher com parcimônia quais instituições, projetos e leis irão receber as doações.

No caso da Synergia, estas foram as instituições escolhidas, entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020:

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – Leme – SP

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – Cajamar – SP   

Projeto Vira Mundo – SP

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Várzea Grande - MT

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Pouso Alegre - MG

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Barcarena - PA

Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - MG

Fundo Municipal dos Direitos do Idoso – SP

Brasileirinhos – SP

Orquestra Sua Majestade o Violão - ano 3 - Itapoá -SC

Cultura Jovem de Cidade (Cidade Livre - SP, Campinas e Porto Feliz)

No total, somando os dois anos e as instituições, foram investidos mais de R$247 mil reais para estes fundos, conselhos e projetos. 

Responsabilidade social também é necessária dentro da empresa

Como uma consultoria socioambiental, a responsabilidade social já faz parte do dia a dia da Synergia, nas atuações em projetos e no convívio com as comunidades assistidas. O investimento em projetos sociais e culturais é também um investimento na própria sociedade como um todo.

Mas para que uma empresa possa realmente se considerar socialmente responsável, ela precisa demonstrar isso não somente pelas ações externas, mas também por meio de ações internas com seus colaboradores e colaboradoras. 

A Synergia tem buscado cada vez mais a introdução e manutenção de práticas de diversidade e inclusão. Isso perpassa diversas ações que vão desde salários justos e equidade salarial, preocupação com a qualidade do ambiente corporativo, com ações de acompanhamento emocional para colaboradores e colaboradoras durante a quarentena, certificação de que todos e todas tenham as condições adequadas para o trabalho remoto, com equipamentos ergonômicos e mobiliário (nos casos necessários).

Outra ação interna que se destaca é o trabalho contínuo de instrução quanto a diversidade de gênero, racial, religiosa e afins. Para isso, são desenvolvidas campanhas internas, e nas redes sociais, que contribuam para a construção de uma sociedade melhor e mais consciente. Alguns exemplos são:

  • Mês da Consciência Negra e o lançamento do Guia Antirracismo
  • Mês da Mulher com lançamento também do Guia Pró-feminismo
  • Mês dos Povos Indígenas
  • Ações de saúde – Novembro Azul, Outubro Rosa e Setembro Amarelo
  • Ações em prol do meio ambiente – semanas do meio ambiente e Campanha Synergia Em Defesa do Pantanal
  • Ações voltadas para a visibilidade LGBTQIAP+

Além disso, o setor de Desenvolvimento Humano Organizacional busca e apoia a diversidade em seus processos de recrutamento e seleção. Um exemplo é a parceria com a Transempregos, plataforma voltadas para a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho.   

Para 2021 a Synergia já vem trabalhando com outros temas inclusivos, como o combate ao Idadismo e Capacitismo.

Fique por dentro