Synergia em defesa do Pantanal

Live Synergia em Defesa do Pantanal

Saiba tudo sobre a ação Synergia Em Defesa Do Pantanal

 

A Campanha Synergia Em Defesa Do Pantanal teve como principal objetivo arrecadar recursos para apoiar financeiramente o trabalho das ONGs que já atuavam em prol da conservação do bioma mesmo antes da tragédia ambiental de 2020. 


Na pior seca dos últimos 50 anos, que resultou em aumento histórico de 220% de focos de incêndio na região, 30% de todo o Pantanal foi atingido pelas queimadas e o bioma registrou mais de 4,5 milhões de hectares devastados pelo fogo.


Com as queimadas, grande parte dos esforços das ONGs foram direcionados para a recuperação dos estragos causados, para o resgate e cuidados com os animais atingidos e para o apoio às populações pantaneiras (indígenas, quilombolas e ribeirinhas). Agora, com a diminuição dos incêndios, empreender medidas de prevenção para evitar que futuras queimadas ocorram também se tornou uma das prioridades.

 

O que foi feito durante a campanha

Demos início à Campanha Synergia Em Defesa Do Pantanal no dia 18 de dezembro de 2020. A Live, em comemoração aos 15 anos da Synergia, com show do cantor Zeca Baleiro, contou com mais de 5 mil visualizações, e foi o pontapé inicial da campanha.


Durante a transmissão, foi feita a abertura das arrecadações, com uma doação inicial no valor de R$15 mil reais, realizada pela Synergia. Recebemos doações de todos os lugares do Brasil, e contamos não somente com a participação de colaboradores e colaboradoras da empresa, mas de centenas de pessoas que se identificaram com a causa.


A campanha seguiu, com forte engajamento no site e nas redes sociais da empresa e das ONGs. Por isso, no dia 27 de janeiro, para a reta final, preparamos a Live “Prosa Pantaneira”.

Recebemos convidados e convidada para apresentar, discutir e tirar dúvidas sobre a real situação do Pantanal, desmentir as "Fake News" e mostrar dados do bioma, conhecer mais sobre as principais formas de prevenção contra queimadas e sobre como todos e todas podem continuar ajudando a salvar o Pantanal.  

 

 

No dia 31 de janeiro de 2021, a campanha foi encerrada com um total arrecadado de R$ 41.807,17. O valor foi auditado pela SOS Pantanal, que cuidou do repasse para as outras ONGS: Instituto Arara Azul, Associação Onçafari e para o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, da SOS Pantanal com o Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

 

Em dia com a campanha

Confira o relatório 2020 - Synergia Em Defesa do Pantanal, elaborado pelo SOS Pantanal. Nele, você conhece os dados da auditoria realizada pelo SOS, os resultados da campanha e informações sobre o repasse das verbas e ações que puderam ser cumpridas pelas ONGs graças às doações.      

Relatório SOS Pantanal e Synergia em Defesa do PantanalClique na imagem para acessar o relatório

O instituto SOS Pantanal também preparou uma matéria sobre a campanha de arrecadação e a parceira com a Synergia em prol do Pantanal. Clique aqui e confira!

Conheça as ONGs beneficiadas

A nossa campanha chegou ao fim, mas você ainda pode ajudar o Pantanal por meio do apoio às ONGs e seus projetos. Seja com doações financeiras, voluntariado ou ajudando a dar notoriedade às suas ações, toda forma de contribuir com a causa é válida.

Saiba mais sobre o trabalho da ONGs:   


SOS Pantanal - www.sospantanal.org.br

O Instituto SOS Pantanal age na defesa e desenvolvimento sustentável da região. Embora não atue diretamente no combate aos incêndios, realiza importante função na arrecadação e gestão dos recursos para cobrir custos de logística e operação de brigadistas voluntários e instituições atuantes. 
Confira também a página do movimento O Pantanal Chama, criado para defender as comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, os animais e todo o bioma pantaneiro contra a tragédia ambiental atual.

 

Laboratório de Ecologia da Intervenção (LEI), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - www.instagram.com/lei_ufms

O LEI colabora com o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da SOS Pantanal, trabalhando em conjunto na linha de frente para minimizar os danos causados pelo fogo. Composto por profissionais que atuam nas áreas de restauração ecológica e conservação da biodiversidade, o Laboratório de Ecologia da Intervenção tem oferecido suporte técnico e científico na luta contra as queimadas.


Instituto Arara Azul - www.institutoararaazul.org.br

O Instituto Arara Azul colabora com ações de proteção e prevenção contra os incêndios e atua para evitar que a Fazenda São Francisco do Perigara, maior refúgio natural de araras-azuis do país, seja completamente destruída pelas queimadas, levando embora também o lar de tantas outras espécies raras da fauna que se encontram nele.

 

Associação Onçafari - www.oncafari.org

A ONG Onçafari tem atuado fortemente no resgate, reabilitação e reinserção das onças-pintadas, dos lobos-guarás e de outras espécies em locais seguros na natureza. Seu trabalho diário também inclui a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico das regiões locais, a valorização da cultura pantaneira e na consolidação do ecoturismo como ferramenta para conservação. 
Vale conhecer a campanha “The Wild to The Wild: agora é a vez da onça-parda”, que arrecada fundos para o trabalho de reintrodução da Cacau, primeira onça-parda que a organização reintroduz no Pantanal. 

 

Conheça as pessoas e empresas doadoras

A campanha Synergia Em Defesa do Pantanal foi um sucesso. Mas isso só foi possível graças à mobilização de tantas pessoas, que abraçaram essa causa e realizaram as suas doações. Confira a lista de doadores e doadoras que autorizaram a divulgação de seus nomes:

Adriana Rocha de Barros TPF Engenharia
Alexandre Pessôa Lucilo Maranhão Diagnosticos
Andréa Aparecida Santini Nippon Koei LAC
Beatriz Maranhão Ayty Tecnologias Ambientais
Carlos Henrique de Souza Teixeira Enplan
Clarissa Age Orgganica
Gabriela de Jesus D'Amaral Ateliê Software
Juliana de Mello Fonseca Granatum
Jussara Couto Jimenez  
Karina Mendes  
Matheus Haddad  
Patrícia Borsari Ferreira Monteiro  
Presley dos Santos Vidotto  
Sophia Machado Lamounier  
Thiago Silva Palazzi Ribeiro  
Vinícius Moreno de Sousa Corrêa  
Wendell Coelho de Freitas  

 

*Fez a doação e gostaria de incluir o seu nome na lista? É fácil! Entre em contato conosco pelo e-mail doepantanal@synergiaconsultoria.com.br.

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

Enviar

Imagens da campanha