Radar

Programa Travessia e Todos Pelo Trabalho são destaques da Synergia em geração de renda e capacitação de mão de obra local

Publicado em: 22/01/2021

Equipe Synergia comemora bons resultados dos programas

O Programa Travessia Barcarena, apoiado pelo Programa Todos Pelo Trabalho, conduzido pela Synergia, tem se destacado no Pará. O projeto, pensado para o cliente Norsk Hydro, vem gerando capacitação da mão de obra local e renda na cidade de Barcarena – PA.

Em novembro de 2018, a Synergia realizou o diagnóstico socioambiental do município, identificando as áreas que careciam de atenção e as que poderiam ganhar um novo olhar sobre o seu potencial produtivo.

 A iniciativa demonstrou que, embora houvesse vagas de emprego ociosas na região, grande parte da população não cumpria os requisitos de qualificação profissional exigidos. Além disso, a maior parcela de pessoas que ficavam de fora do mercado de trabalho era composta por mulheres e jovens.

Assim, visando estimular o desenvolvimento socioeconômico e territorial sustentável, a Synergia colocou em prática um Plano de Ação elaborado para gerar emprego e renda no município, diminuindo as desigualdades sociais, principalmente, por meio de projetos que promovessem a inclusão desses grupos.

O Plano de ação tinha como metas:

  • Acesso ao trabalho
  • Formação e qualificação profissional
  • Articulação em rede, de toda a sociedade
  • Alternativas de trabalho e renda

E o plano já vem dando resultados. Um dos destaques, tem sido a frente do projeto que trabalha com a capacitação de costureiras locais.

Com o agravamento da situação econômica, recessão e aumento do desemprego causados pela pandemia de Covid-19, o trabalho surgiu como uma alternativa para não deixar parar o projeto de desenvolvimento previsto para o município e, ainda, colaborar na prevenção.

Mais de 120 moradoras de comunidades de Barcarena receberam capacitação profissional por meio de aulas de empreendedorismo e oficinas de corte e costura. O projeto focou os seus esforços na produção de máscaras de proteção contra o coronavírus. Todo o material utilizado na confecção das unidades, como tecidos, aviamentos e embalagens, foi disponibilizado pelo Fundo Sustentabilidade Hydro e seus parceiros

A estimativa é de que a produção chegue a 150 mil máscaras até junho de 2021.

A iniciativa, além de gerar renda para as profissionais, também irá garantir a proteção de associações comunitárias de Barcarena, que irão receber as doações das máscaras e realizar o repasse para moradores da região. 

Assista ao vídeo e descubra mais sobre o Programa Travessia Barcarena.

Você viu aqui também:

Travessia Barcarena promove geração de renda e capacitação de costureiras

Travessia Barcarena program promotes income generation and training of sewers

Apoiado pela Hydro, Programa Travessia capacita costureiras no Pará

Programa Travessia Barcarena promove geração de renda e capacitação de costureiras

 

Fique por dentro