Notícia

Synergia na Conferência Ethos: emergências climáticas, desenvolvimento sustentável na Amazônia e sociedades pacíficas

Publicado em: 27/11/2023

Os painéis da Synergia Socioambiental na Conferência Ethos, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, abriram discussões sobre como as empresas podem atuar no combate às mudanças climáticas e apoiar o desenvolvimento sustentável na Amazônia. 

O evento, que ocorreu na mesma semana em que foi celebrado o Dia da Consciência Negra, teve como abertura o painel “25 anos Instituto Ethos, o combate às desigualdades e a semana da Consciência Negra”, em que as pessoas participantes debateram a importância das políticas públicas e ações afirmativas, como as cotas estudantis, além da equidade racial no setor corporativo. 

Além disso, houve painéis sobre Direitos Humanos, o respeito às populações tradicionais e as expectativas sobre o futuro do território Amazônico em meio ao cenário atual de mudanças climáticas e ameaças geradas por ações humanas. 

A Synergia apresentou o painel “Os Desafios da Agenda Socioeconômica e Ambiental face às Emergências Climáticas e Humanitárias”, com apresentação de Valéria Sampaio, gestora de projetos socioeconômicos e ambientais na Synergia Socioambiental, e com a participação de Ricardo Catto, membro do Conselho do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, e Ricardo Sennes, especialista em cenários políticos e econômicos, formulação e implementação de políticas públicas. 

Da direita para a esquerda: Ricardo Sennes, Ricardo Catto e Valéria Sampaio. Foto: Meninxs Fotografia/Instituto Ethos
Da direita para a esquerda: Ricardo Sennes, Ricardo Catto e Valéria Sampaio. Foto: Meninxs Fotografia/Instituto Ethos

Durante o painel, os/as participantes puderam conversar sobre a atuação das empresas na agenda socioeconômica e ambiental em conjunto com o poder público para combater as mudanças climáticas e as desigualdades sociais. 

Para Valéria Sampaio, o painel apresentado mostrou como as discussões acerca do tema precisam ser mais extensas, pois os impactos já não são apenas climáticos: “Não dá mais para ficar restrito ao ambiental, pois a crise é tão ampla e profunda que é necessária uma agenda socioeconômica para lidar com tamanho desafio”. 

Além do painel oferecido pela consultoria, Miriam Armelin, gerente de projetos da Synergia, participou do painel oferecido pela empresa Norsky Hydro, com o tema “Parcerias que promovem o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Paraense”. 

O objetivo do painel foi abrir uma discussão sobre os desafios da região e como a atuação de empresas, sociedade e poder público podem colaborar com o desenvolvimento sustentável nessas localidades. 

Documentário “A Floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” é transmitido pela Synergia na Conferência Ethos 

No segundo dia de evento, a Synergia apresentou o cinedebate do documentárioA floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu”, com mediação de Adriana Barros, gerente de Relações Institucionais da Synergia, e participação de Therezinha Perna, ribeirinha da Reserva Extrativista Verde Para Sempre e coordenadora de projetos da Synergia, e Floriana Breyer, pesquisadora de tecnologias sociais e ciência cidadã. 

Durante o cinedebate, Therezinha destacou a importância do respeito e da valorização dos costumes, da cultura e do trabalho realizado pelas pessoas do território para manter a floresta em pé.

Transmissão do documentário "A floresta que você não vê - Narrativas do Médio XIngu" na Cofnerência Ethos. Foto: Synergia
Cinedebate reforçou a valorização do trabalho para regenerar e manter a floresta em pé. Foto: Synergia 

Já Floriana falou sobre o apoio à sociobioeconomia e como isso impacta positivamente no processo de regeneração da floresta. Além disso, ela destacou instituições que apoiam o desenvolvimento sustentável na Floresta Amazônica. 

Ainda no último dia de Conferência Ethos, Marciléia Toledo, responsável Técnico Social da Synergia, participou do painel “Conversa com Lideranças – O papel das lideranças empresariais na construção de sociedades pacíficas e inclusivas”. 

10 – Redução das desigualdades
12 – Consumo e produção sustentáveis
13 – Ação contra a mudança global do clima

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.