Publicado em: 14/09/2023
A Synergia Socioambiental esteve presente na Exposibram 2023, o maior evento de mineração do Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, em Belém (PA), e reuniu lideranças empresariais e governamentais.
Em sua 25ª edição, o evento trouxe como uma das principais temáticas os desafios para se conciliar a atividade minerária e a sustentabilidade, considerando, ainda, o desenvolvimento sustentável das comunidades e o respeito às leis ambientais.
Este ano, a Synergia – que construiu uma longa trajetória de soluções voltadas para o setor da mineração – fez a sua estreia como empresa palestrante na Exposibram, com o tema “Atuação Socioeconômica da Mineração: das Iniciativas de Desenvolvimento Local ao Engajamento às Causas Globais”.
No painel, a empresa destacou serviços e ações estratégicas para uma gestão socioeconômica eficaz na mineração. Além do contexto histórico e da trajetória de atuação socioeconômica do setor, o crescimento de serviços socioeconômicos e ambientais na indústria e as tendências futuras para investimentos sociais na área foram tópicos relevantes abordados durante a apresentação.
Leonardo Barbosa, especialista em Sociologia Ambiental que esteve à frente do painel da Synergia, destaca a importância de a empresa participar ativamente do evento: “A Exposibram reúne as principais mineradoras que hoje atuam no país e contribuem de uma maneira muito significativa para o PIB. Então, esse setor industrial tem um lugar de desenvolvimento econômico muito importante para o país. Mas, para além disso, a Synergia é fornecedora de serviços para o setor e sua participação reforça essa relação entre fornecedor e cliente. A maior parte dos clientes da Synergia está nesse lugar. Estarmos aqui também mostra uma empresa de consultoria atenta aos principais eventos da área e com protagonismo, podendo falar sobre a sua experiência em um painel de debate, em uma palestra técnica”, aponta.
O especialista destaca, ainda, o modo como o setor de mineração precisou se adaptar para lidar de forma mais madura com as atividades da socioeconomia e do meio ambiente: “A mineração trouxe demandas de sofisticação dos serviços. A Synergia entendeu isso e, de fato, aperfeiçoou soluções e aprimorou as suas técnicas, seja de cadastro, seja de estudos territoriais, entre outros. Hoje, você tem dentro da Synergia uma tecnologia de ponta para atender a esse tipo de serviço. Houve o crescimento da demanda, assim como houve um crescimento do apuro técnico e profissional da Synergia ao longo desses anos”.
Para Angelita Sime Marques Silva, diretora comercial da Synergia, essa edição da Exposibram se destacou por, além de trazer a preocupação das empresas com a sustentabilidade e as práticas ESG, ajudar a montar um panorama sobre como está o nível de maturidade de clientes, e possíveis clientes, da Synergia em relação ao tema: “A Exposibram deste ano foi muito focada e trouxe temas que, para a Synergia, já são valores há muitos anos. Por sermos uma consultoria socioambiental, pautas como ESG, diversidade, inclusão, consulta legal e participação dos povos originários – para qualquer ampliação ou instalação de um novo empreendimento – fazem parte do nosso dia a dia. Entender o momento e o nível de maturidade dos clientes é muito importante para sabermos com qual abordagem seguir e fazer uma consultoria especializada para cada um deles”, comenta.
Além da Exposibram 2023, o IBRAM promoveu durante a semana a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, encontro que reuniu lideranças mundiais para debater como as novas economias podem incentivar a geração de renda aliada ao desenvolvimento sustentável.
Cadastre-se e receba nossas novidades.