Publicado em: 05/10/2023
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia reúne lideranças, empresas e instituições para buscar soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia e, assim, impactar positivamente as vidas das pessoas e comunidades que vivem no território.
Principalmente quando pensamos nas mudanças climáticas e na nossa capacidade de preveni-las, o desenvolvimento sustentável tem sido um dos temas de destaque nas discussões sobre a importância da região amazônica para o Brasil e o mundo. Contudo, o território amazônico não é composto apenas por natureza e biodiversidade, mas também pelas pessoas e comunidades que habitam a região e são parte essencial para a sua conservação.
Considerando isso, a rede Uma Concertação pela Amazônia mapeia, desenvolve e incentiva o diálogo sobre temas centrais para encarar os desafios mais urgentes do território, analisando várias frentes de impacto – como a economia, educação, saúde, governança e infraestrutura, entre outras.
A Synergia Socioambiental está entre as mais de 250 organizações dos setores público e privado e 400 lideranças que fazem parte da rede Uma Concertação pela Amazônia e estão engajadas em desenvolver propostas e alcançar soluções para o desenvolvimento sustentável da região.
Os Grupos de Trabalho (GTs) proporcionados por Uma Concertação pela Amazônia são um grande exemplo da importância do diálogo integrado promovido pela iniciativa. Eles representam espaços onde a rede interage, divulga e compartilha trabalhos, integra, amplia diálogos e inclui as comunidades em discussões voltadas para articular e colaborar com o desenvolvimento da Amazônia.
Atualmente, os GTs se reúnem para debater e produzir conhecimento sobre os temas:
Cada grupo possui agendas, objetivos e dinâmicas diferentes. Mas todos eles podem gerar materiais e conteúdos importantes e de grande impacto para a região.
Exemplo disso foi a viabilização do projeto “Itinerários Amazônicos”, iniciativa do Instituto Iungo, Reúna e Uma Concertação pela Amazônia, que possibilitou a disponibilização de materiais pedagógicos com temáticas amazônicas e a formação continuada com educadores/as das redes de ensino em oito dos nove estados da Amazônia Legal, com expectativa de ampliação.
Além dos Grupos de Trabalho, a rede construiu a Espiral de Conhecimento, uma ferramenta que funciona como um banco de dados da Amazônia Legal, que aloca dados consistentes sobre o território, além de publicações, estudos e artigos que sejam relacionados à Amazônia.
Gratuita e aberta para consulta de todos e todas, a espiral é colaborativa e uma ferramenta útil para o compartilhamento de conhecimento, já que por meio dela é possível divulgar pesquisas e, ainda, ter acesso a dados confiáveis compartilhados por outras organizações.
Além de fazer parte da rede, a Synergia Socioambiental participa ativamente dos Grupos de Trabalho promovidos pela iniciativa.
Atualmente, a empresa colabora com as discussões do GT “Ordenamento Territorial e Regularização Fundiária” e coordena o GT Bioeconomia, que objetiva “promover ações coletivas, participativas e inclusivas em prol da bioeconomia da Amazônia, a partir de afinidades e sinergias em torno de áreas de interesse, com foco no ecossistema de negócios sustentáveis, investimentos e produção de conhecimentos ligados à sociobiodiversidade da região”.
Além disso, a Synergia também colabora com a Espiral de Conhecimento. Nela, é possível encontrar alguns dos materiais produzidos pelo Centro de Estudos Synergia, como a “Série Amazônia Brasileira: Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro” e o “Relatório de Focos de Calor”, conteúdos voltados para a ampliação de conhecimentos e debates sobre o território amazônico.
Cadastre-se e receba nossas novidades.