Laudos de avaliação patrimonial para implantação do Corredor Logístico Norte da Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Laudos de avaliação patrimonial para implantação do Corredor Logístico Norte da Estrada de Ferro Carajás (EFC)

A ferrovia Estrada de Ferro Carajás (EFC) constitui um importante ramal de escoamento de minério no país, ligando a Serra de Carajás, no município de Parauapebas – PA, até o Porto da Madeira, localizado na capital do Estado do Maranhão, São Luís. Com cerca de 892 quilômetros de trilhos, essa ferrovia está sob concessão de uso pela VALE S/A desde sua criação, em 1985.

No projeto de expansão da EFC, foram duplicados 575 quilômetros de ferrovia e construídas 48 pontes ferroviárias. O objetivo era possibilitar o transporte de 230 milhões de toneladas de minério de ferro proveniente das minas de Carajás e S11D.

Foi necessário um amplo trabalho de avaliação, realizado a partir do cadastro da população afetada, para identificar o valor de mercado e caracterizar propriedades urbanas e rurais que seriam afetadas pelas obras.

Além disso, foram feitas vistorias para caracterização, coleta de documentação dos imóveis e pesquisa de mercado local para definição dos valores para a avaliação.

Recursos aplicados

  • Criação e monitoramento de banco de dados
  • Levantamentos cartográficos e sistema de informação georreferenciadas
  • Pesquisas quantitativas e qualitativas
  • Cadastro e/ou caracterização socioeconômica
  • Laudos de avaliação imobiliária e patrimonial
Ficha técnica

Setor de atuação: Agroindústria e Agronegócio

Local: Maranhão Pará

Período: 2013 – 2016

Cliente: Vale

Abrangência: Corredor Logístico da EFC, partindo de São Luís (MA) até o município de Canaã dos Carajás (PA).

Objetivo: Avaliar imóveis urbanos e rurais de famílias e superficiários em faixa de domínio da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e faixa de urbanização.

Resultados: Foram elaborados 367 laudos técnicos de imóveis para construção do muro de Marabá-PA e, também, 404 laudos técnicos para a construção de travessias em Maranhão e no Pará.

Soluções relacionadas a este case:

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.

    Galeria do projeto

    Nossos cases

    Projetos que refletem nossa cultura de excelência, integridade e transparência.