Radar

Aliança pela Ação climática no Brasil promete mobilizar setores por ações de enfrentamento à emergência climática mundial

Publicado em: 02/02/2021

Representante da Aliança pela Ação Climática no Brasil

Foto: Dhoje

O lançamento da Aliança pela Ação Climática no Brasil (ACA-Brasil) pode ser um passo importante para o país colocar em prática parcerias público-privadas na implementação de ações e programas de recuperação e enfrentamento às mudanças climáticas.

As Alianças para Ação Climática visam incentivar ações conjuntas para aumentar os esforços e o comprometimento no cumprimento das metas do Acordo de Paris sobre o clima, que completou 5 anos no final de 2020.

Dentre as principais medidas, agir para que o país cumpra com os compromissos de colaborar com a diminuição/neutralidade das emissões de carbono e ajudar em limitar o aumento da temperatura global em 1.5 °C em relação aos níveis industriais.

A Aliança do Brasil é recente, mas já reúne governos e prefeituras locais, empresas privadas, instituições notoriamente engajadas na luta pelo meio ambiente e instituições da sociedade civil.

Com o lançamento, o Brasil se junta à lista de outras nações que já haviam formado as suas alianças nacionais, como Argentina, Japão, México, África do Sul, Estados Unidos e Vietnã.

A ACA segue a linha de ações globais e regionais conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável e da reparação dos danos já causados ao meio ambiente, defendida recentemente na Agenda Davos 2021.

É importante lembrar que em função do aquecimento global, atingimos níveis recordes de degelo na Terra, com perda de cerca de 28 trilhões de toneladas de gelo entre 1994 e 2017, época da última pesquisa sobre o tema.

Esses degelos podem ser responsáveis por diversos desastres ambientais como o ocorrido recentemente na Índia, quando uma geleira do Himalaia se soltou e provocou a ruptura de uma barragem hidrelétrica, causando mortes e destruição.

O aquecimento global também é responsável por fatores como aumento do nível dos oceanosdesertificaçãoinundações e ondas de calor e secas intensas, que causam o aumento de queimadas, como as vistas no Pantanal recentemente.

Saiba mais sobre o tema em:

Aliança de diversos setores busca resgatar o protagonismo brasileiro na agenda climática

Aliança pela Ação Climática é lançada no Brasil

Aliança pela Ação Climática reúne governadores, prefeitos, empresários e sociedade civil

Organizações pedem que a ONU responsabilize o Brasil por retrocesso no clima

Confira aqui o evento de lançamento da ACA, com depoimentos e debates sobre as ações climáticas.

Fique por dentro