Notícia

Synergia é avaliada e alcança Rating A na pesquisa Melhores para o Brasil

Publicado em: 27/04/2023

Em junho do ano passado, a Synergia foi avaliada pela Pesquisa Melhores para o Brasil, com a metodologia da Humanizadas, que preconiza que para liderar em uma Nova Economia, orientada aos stakeholders, as empresas necessitam de instrumentos capazes de capturar a perspectiva e a mudança de hábitos de múltiplos públicos – lideranças, colaboradores/as, clientes, parceiros e sociedade em geral – e identificar forças, fraquezas, riscos e oportunidades estratégicas para o negócio.

Pesquisa Melhores para o Brasil
Synergia alcança Rating A na pesquisa Melhores para o Brasil. Fonte: Humanizadas

A Pesquisa Melhores para o Brasil identifica e reconhece organizações que prezam pelos princípios de uma economia mais consciente e pela humanização das relações que possui com seus públicos. A partir da divulgação das práticas dessas organizações, a pesquisa incentiva transformações positivas em negócios pelo Brasil para que, dessa forma, eles sejam agentes ativas de impacto positivo em seus ecossistemas e comunidades.

A avaliação da empresa, na perspectiva de multi-stakeholders, nos ajudou a entender como a Synergia pode entregar mais valor e melhorar a sua relação com cada um de seus públicos.

O resultado da Synergia foi obtido a partir da percepção e participação de 600 stakeholders. Recebemos 370 respostas do público interno (lideranças e colaboradores/as) e 230 respostas do público externo (clientes, parceiros/as e sociedade), com confiabilidade de 95% e margem de erro de 5% dos dados gerais. Todo o material se consolidou em um amplo relatório entregue pela Humanizadas – Conscious Business Assessment (CBA®), que detalhou a avaliação da Synergia na perspectiva dos multi-stakeholders.

Pesquisa Melhores para o Brasil
Significado das classificações da Ratings. Fonte: Humanizadas

O principal destaque deste resultado, o Rating A, índice de classificação comparativa ao mercado – calculado a partir de algoritmos que sintetizam a percepção dos respondentes – apresentou a pontuação da Synergia em 1841 do total de 2400, que expressa o alto nível do estágio de maturidade e qualidade das relações com seus múltiplos stakeholders, envolvendo lideranças, colaboradores/as, clientes, parceiros/as e sociedade em geral.

Da classificação com os 11 níveis evolutivos (AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E), a pontuação da Synergia resultou no Nível Alto – Rating A, acima da média do mercado e com a forte orientação para geração de valor às pessoas e ao planeta, a partir da avaliação e pontuação das 4 dimensões da pesquisa, sendo:

  • Reputação de Marca;
  • Princípios de Gestão
  • Cultura Organizacional;
  • Narrativas dos Stakeholders.

Destaca-se que segundo Pedro Paro, CEO da Humanizadas, raramente uma empresa em sua primeira avaliação alcança o nível A, o que gerou elogios da classificadora para a reputação alcançada pela Synergia em relação aos seus públicos.

Pesquisa Melhores para o Brasil
Escala de Ratings. Fonte: Humanizadas

A metodologia do Rating Humanizadas é inspirada em renomadas agências de crédito, como Standard and Poor ‘s, Moody’s e Fitch, que ao invés de analisar o risco de crédito de um país ou organização, analisa o potencial de geração de valor para todos os stakeholders de maneira sustentável e consistente.

A elevação dos ratings tem correlação com uma série de indicadores organizacionais. Significa obter melhor Performance ESG (Environmental, Social and Governance), satisfação dos clientes, inovação, bem-estar, confiança, diversidade, transparência e ética. Consequentemente, significa também obter melhores resultados financeiros no médio e longo prazo.

Prêmio Melhores para o Brasil

Pelo resultado Rating A, a Synergia foi convidada a participar do Prêmio Melhores para o Brasil, evento de premiação que ocorreu em março deste ano (2023). O evento foi dedicado a reconhecer e celebrar a jornada das organizações que buscam ser cada vez mais sustentáveis, humanas, éticas, diversas e inovadoras.

A cerimônia de reconhecimento dos destaques da edição de 2023 da pesquisa reuniu organizações que estão fazendo negócios de uma maneira mais humana e sustentável, impactando positivamente tanto os seus resultados quanto o desenvolvimento do país.

Confira os principais resultados da pesquisa e a lista de empresas, e seus respectivos ratings, no caderno especial da edição 156 de HSM Management.

Para Adriana Barros, Gerente de Relações Institucionais da Synergia, a participação da empresa no evento foi de grande importância pois, além de reconhecer as empresas com Raiting acima de BBB, o evento evidencia empresas que vêm investindo, aprimorando processos e gestão, e se relacionando com seus stakeholders, baseados em valores de desenvolvimento mais conscientes, prosperando em resultado e impacto positivo, além do maior engajamento e participação com seus diferentes públicos. 

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.