Notícia

Programa Jovem Aprendiz Synergia busca representatividade e foca na qualificação para a inserção de jovens no mercado de trabalho

Publicado em: 12/01/2022

O Programa Jovem Aprendiz Synergia está entrando em uma nova fase! O programa de qualificação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, que já é realizado pela empresa desde 2014, está de cara nova.

Muito mais dinâmico e focado no processo de aprendizado e desenvolvimento dos/das adolescentes e jovens participantes, o programa agora conta com um diferencial: um plano de desenvolvimento individual, pensado para a carreira de cada participante, com aprendizados específicos para a sua respectiva área – seja ela de atuação técnica, especializada ou voltada à gestão.

Para ampliar os benefícios do programa, a Synergia investiu na contratação de uma consultoria especializada no desenvolvimento de jovens talentos e na construção de uma grade de capacitação que alia o aprendizado de competências técnicas e de competências  comportamentais – habilidades pessoais e interpessoais, conhecidas como soft skills.

O Programa Jovem Aprendiz da Synergia é voltado para adolescentes e jovens com idade entre 16 e 23 anos (incompletos) e 25 anos incompletos para pessoas com deficiência (PCD), que estão cursando ou que já concluíram o ensino médio.

Com apoio na Lei de Aprendizagem Nacional 10.097/2000, a contratação como jovem aprendiz tem duração de 1 ano e o compromisso de garantir que os/as participantes tenham direitos como remuneração adequada, direitos trabalhistas e previdenciários e carga horária que não inviabilize seus estudos.

Além de apoiar o ingresso no mercado de trabalho, o programa tem o propósito de inserir esses(as) adolescentes e jovens na cultura da Synergia, desenvolvendo esses talentos para incorporarem os valores da empresa, que envolvem conceitos éticos, humanitários e de proteção social e ambiental, preparando-os para trilharem carreiras na organização, dentro do plano de sucessão e das oportunidades internas existentes.

Acompanhamento e plano de desenvolvimento de carreira

Entre os diferenciais do Programa Jovem Aprendiz da Synergia destaca-se a supervisão feita por profissionais com pleno domínio dos processos das áreas onde o/a aprendiz atuará.

Gestores e gestoras estão comprometidos/as a treinar os/as aprendizes, apoiar o seu desenvolvimento, avaliar o seu desempenho e incentivar a sua participação nas atividades da área. Tudo isso garante tanto o aprendizado quanto a troca de saberes – essenciais para a construção de uma carreira profissional de sucesso.

Programa Jovem Aprendiz Synergia

Dentro do plano de desenvolvimento foram projetadas diversas atividades que buscam preparar os/as participantes para o mercado de trabalho e colaborar na integração entre estudo e prática, como:

Integração institucional: onde os/as jovens serão apresentados aos propósitos, valores e a história da Synergia, assim como as suas áreas de atuação;

FITCULTURAL – Valores Synergia: imersão na cultura e no código de conduta da empresa;

Conhecimentos específicos, inerentes às atividades específicas/projetos do qual farão parte (atividades administrativas e atividades de campo);

Aprendizado de recursos do Office 365: utilização de Excel, Power Point, Word, SharePoint, Outlook, OneDrive, entre outros;

Habilidades relativas ao ambiente de trabalho: como comunicação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e gestão do tempo;

Aprendizagem sobre metodologias para gestão de projetos;

Desenvolvimento de competências comportamentais: comunicação não violenta (CNV), inteligência emocional, comunicação assertiva.

Diversidade, equidade e inclusão também fazem parte do Programa Jovem Aprendiz

Vale ressaltar que, assim como em todos os outros processos seletivos da empresa, o Programa Jovem Aprendiz Synergia considera e leva muito a sério questões como equidade, representatividade e inclusão, garantindo uma seleção sem distinção de raça, classe social, regionalidade, nacionalidade, religião, gênero, pessoas com deficiência física ou mental, orientação sexual, aparência, ideologia, linguístico e qualquer outra forma de discriminação e preconceito.

O Programa Jovem Aprendiz é uma política pública de iniciativa do governo federal, criada no ano de 2000, e tem como propósito, além da inserção no mercado de trabalho, ajudar a evitar o desemprego, a evasão escolar e a informalidade que atinge uma grande parte da população jovem no país.

Muitos dos/das jovens que participam têm a verba obtida no programa como a renda principal de suas famílias, tamanha é a importância da atividade em suas vidas. Por isso, garantir que o processo siga valores como diversidade, equidade e inclusão é uma das grandes preocupações da Synergia para contribuir com o desenvolvimento social.

Renata Guirelli, coordenadora do setor de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da Synergia, acredita que o programa seja uma oportunidade para adolescentes e jovens conhecerem mais sobre o mercado de trabalho e poderem escolher a área em que efetivamente querem atuar:

“Eu sempre tive ótimas experiências trabalhando com os/as jovens aprendizes. Aprendo muito com eles e elas, e o que me inspira é a possibilidade de apoiar o seu desenvolvimento, incentivá-los na busca constante de aprendizado. É muito gratificante acompanhar o processo.”

Para Emely Alves, auxiliar de DHO e ex-jovem aprendiz que foi efetivada na Synergia, o programa foi importante para o desenvolvimento tanto das habilidades profissionais quanto pessoais, além de ajudar no conhecimento de diferentes áreas da empresa, que a levaram a decidir pela sua atual área de atuação:

“Evoluí minhas habilidades técnicas e soft skills, compreendi procedimentos e conheci pessoas que me apoiaram em toda jornada. Fiquei feliz e grata pelo voto de confiança em mim e no meu trabalho. Vejo que o crescimento, aprendizado e desenvolvimento se mantêm constantes, cada dia aprendo coisas novas e compartilho o conhecimento que obtive até aqui.

Dar oportunidade para desenvolver talentos é crucial, trazer novas ideias e pensamentos diferentes agregam e trazem valor para a empresa. Acredito que aqui na Synergia haja um ambiente totalmente propício para o aprendizado e desenvolvimento constante.”


O processo seletivo para a participação no Programa Jovem Aprendiz Synergia deste ano já foi encerrado. Mas se você atende aos requisitos do programa e tem interesse em participar em 2023, basta procurar uma das instituições parceiras – NUBE, CIEE e Rede Cidadã – e fazer a sua inscrição. Você também pode cadastrar o seu currículo pela plataforma Sólides.

Conheça também o Programa Estagiar Synergia, que apoia jovens estagiários/as que já escolheram a sua área de atuação e estão cursando a universidade.

Fique por dentro

Conheça mais sobre a Synergia

Cadastre-se e receba nossas novidades.

    A Synergia se preocupa com o uso de seus dados pessoais e estes serão mantidos em segurança e sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações, consulte nosso aviso de privacidade.